Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1173
Title: Cuidado pastoral em contexto escolar: um estudo sobre o cuidado mútuo estabelecido pelas redes de apoio constituídas na escola
metadata.dc.creator: Weber, Eloir Enio
metadata.dc.contributor.advisor1: Herbes, Nilton Eliseu
Keywords: Cuidado;Pastoral escolar;Escola;Colégio Sinodal;Espiritualidade;Care;School ministry;School;Spirituality
Issue Date: 7-Jul-2023
Publisher: Faculdades EST
Citation: WEBER. Eloir Enio. Cuidado pastoral em contexto escolar: um estudo sobre o cuidado mútuo estabelecido pelas redes de apoio constituídas na escola. 2023. 110 p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2023.
Series/Report no.: TMP;
metadata.dc.description.resumo: A comunidade escolar convive todos os dias, em grande parte do dia. É uma convivência intensa marcada por expectativas, sensibilidades e transformações e, por isso, o cuidado é a marca dessa interação. O ponto de partida da presente pesquisa é a compreensão da essência daquilo que há de mais humano na humanidade – que mobiliza e impele as pessoas a se dedicarem às outras e, também, revela as suas necessidades mais básicas, como seres sociais. O acompanhamento pastoral é um desdobramento importante que traz reflexões específicas ao tema. Nessa perspectiva, a escola, em sua essência, bem como tudo o que se faz na área da educação, é cuidado. Neste ambiente se estabelece a convivência em forma de uma rede de relações sociais e nela se dá a conexão mútua de cuidado. As dimensões do cuidado são manifestações da humanidade. A partir disso, a interação em rede de apoio mútuo no Colégio Sinodal de São Leopoldo é objeto de estudo. Dentro dessa rede de cuidado, a pastoral escolar se agrega na percepção de necessidades e de oportunidades de interação a partir de uma inserção específica e de uma compreensão de vida e de mundo que provém da espiritualidade. Com isso, se dá a contribuição específica da pastoral escolar no Colégio Sinodal: desenvolver a inteligência espiritual.
Description: 110 p. ; il.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1173
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
weber_ee_td.pdfTexto completo PDF10.4 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.