Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1173
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorWeber, Eloir Enio-
dc.date.accessioned2023-12-16T20:39:55Z-
dc.date.available2023-12-16T20:39:55Z-
dc.date.issued2023-07-07-
dc.identifier.citationWEBER. Eloir Enio. Cuidado pastoral em contexto escolar: um estudo sobre o cuidado mútuo estabelecido pelas redes de apoio constituídas na escola. 2023. 110 p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1173-
dc.description110 p. ; il.pt_BR
dc.description.abstractThe school community lives together every day, for most of the day. It is an intense coexistence marked by expectations, sensibilities and transformations and, therefore, care is the hallmark of this interaction. The starting point of this research is the understanding of the essence of what is most human in humanity – what mobilizes and impels people to dedicate themselves to others and also reveals their most basic needs, as social beings. Pastoral accompaniment is an important development that brings specific reflections to the theme. In this perspective, the school, in its essence, as well as everything that is done in the area of education, is care giving. In this environment, coexistence is established in the form of a network of social relationships and in it the mutual connection of care takes place. The dimensions of care are manifestations of humanity. From this, the interaction in a mutual support network at Colégio Sinodal de São Leopoldo is the object of study. Within this care network, the school ministry is added to the perception of needs and opportunities for interaction based on a specific insertion and an understanding of life and the world that comes from spirituality. With this, the specific contribution of school ministry at Colégio Sinodal is made: to develop spiritual intelligence.en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFaculdades ESTpt_BR
dc.relation.ispartofseriesTMP;-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCuidadopt_BR
dc.subjectPastoral escolarpt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectColégio Sinodalpt_BR
dc.subjectEspiritualidadept_BR
dc.subjectCareen
dc.subjectSchool ministryen
dc.subjectSchoolen
dc.subjectSpiritualityen
dc.titleCuidado pastoral em contexto escolar: um estudo sobre o cuidado mútuo estabelecido pelas redes de apoio constituídas na escolapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.rights.licenseLicença Creative Commons: Este trabalho está licenciado sob CC BY-NC-ND 4.0. Para visualizar uma cópia desta licença, visite http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.contributor.referee1Herbes, Nilton Eliseu-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6241748367735018pt_BR
dc.contributor.referee2Adam, Júlio Cézar-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1768006061329443pt_BR
dc.contributor.referee3Heimann, Thomas-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4537136261648181pt_BR
dc.description.resumoA comunidade escolar convive todos os dias, em grande parte do dia. É uma convivência intensa marcada por expectativas, sensibilidades e transformações e, por isso, o cuidado é a marca dessa interação. O ponto de partida da presente pesquisa é a compreensão da essência daquilo que há de mais humano na humanidade – que mobiliza e impele as pessoas a se dedicarem às outras e, também, revela as suas necessidades mais básicas, como seres sociais. O acompanhamento pastoral é um desdobramento importante que traz reflexões específicas ao tema. Nessa perspectiva, a escola, em sua essência, bem como tudo o que se faz na área da educação, é cuidado. Neste ambiente se estabelece a convivência em forma de uma rede de relações sociais e nela se dá a conexão mútua de cuidado. As dimensões do cuidado são manifestações da humanidade. A partir disso, a interação em rede de apoio mútuo no Colégio Sinodal de São Leopoldo é objeto de estudo. Dentro dessa rede de cuidado, a pastoral escolar se agrega na percepção de necessidades e de oportunidades de interação a partir de uma inserção específica e de uma compreensão de vida e de mundo que provém da espiritualidade. Com isso, se dá a contribuição específica da pastoral escolar no Colégio Sinodal: desenvolver a inteligência espiritual.pt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
dc.publisher.departmentTeologiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Teologiapt_BR
dc.publisher.initialsESTpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5917598774721352pt_BR
dc.contributor.advisor1Herbes, Nilton Eliseu-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6241748367735018pt_BR
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
weber_ee_td.pdfTexto completo PDF10.4 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.