Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1172
Title: | A avaliação formativa e somativa no ensino superior |
metadata.dc.creator: | Costa, Geziel Silva |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Brandenburg, Laude Erandi |
Keywords: | Avaliação;Emancipação;Ensino Superior;Aprendizagem escolar;Evaluation;Emancipation;University education;School learning |
Issue Date: | 29-May-2023 |
Publisher: | Faculdades EST |
Citation: | COSTA, Geziel Silva. A avaliação formativa e somativa no ensino superior. 2023. 78 p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2023. |
Series/Report no.: | TMP; |
metadata.dc.description.resumo: | A pesquisa está direcionada para uma análise sobre a avaliação no ensino superior. Em pleno século vinte e um, o temor da avaliação do ensino e da aprendizagem ainda causa aflição no ambiente escolar. As diversas pesquisas ao longo dos anos têm indicado para uma avaliação sem a caricatura da monstruosidade. É evidente que se avalia não para o medo, reprovação ou vingança, mas sim para definição dos objetivos da aprendizagem. A primeira parte versa sobre os tipos de avaliações existentes como a somativa, que está ligada à soma das notas de prova e dos testes. A diagnóstica que propõe uma apreciação para saber as informações que cada estudante possui quando entra em uma instituição escolar em busca de conhecimento. A formativa busca formar a pessoa discente nos conhecimentos para viver em sociedade. A segunda parte trata do ENEM e ENADE com suas problemáticas. É dever de a União alvitrar vagas e educação para todos. Esse direito está garantido por lei como a LDB (lei de diretrizes e Bases da Educação). Mesmo assim, ainda perdura a exclusão de muitos estudantes através dos exames. A seleção é feita escolhendo as melhores notas. A finalidade dos exames é realmente atingida com as medidas estipuladas na instituição escolar ou ainda existem falhas? A terceira parte analisa a avaliação emancipatória. E adverte que os professores e professoras levem a seu entendimento sobre a avaliação e a aprendizagem esta sugestão de emancipação escolar. Formar os estudantes no âmbito da avaliação emancipatória, ajuda a vida dos mesmos em sociedade. Levá-los a contribuir socialmente transformando a sociedade para melhor. Participar dos problemas sociais com capacidade de apoiar as mudanças são os objetivos da avaliação da aprendizagem emancipatória. |
Description: | 78 p. |
URI: | http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1172 |
Appears in Collections: | Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
costa_gs_tmp.pdf | Texto completo PDF | 1.97 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.