Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1172
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCosta, Geziel Silva-
dc.date.accessioned2023-12-16T20:21:53Z-
dc.date.available2023-12-16T20:21:53Z-
dc.date.issued2023-05-29-
dc.identifier.citationCOSTA, Geziel Silva. A avaliação formativa e somativa no ensino superior. 2023. 78 p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1172-
dc.description78 p.pt_BR
dc.description.abstractThe research is directed towards an analysis of evaluation in higher education. In the twenty-first century, the fear of teaching and learning evaluation still causes distress in the school environment. The various surveys over the years have led to indicate an assessment without the caricature of monstrosity. It is evident that assessment is not made for fear, disapproval, or revenge, but rather for the definition of learning objectives. The first part deals with the types of existing assessments such as summative, which is linked to the sum of test and test scores. The diagnosis that proposes an appreciation to know the information that each student has when they enter a school institution in search of knowledge. The formative seeks to train the student in the knowledge to live in society. The second part deals with ENEM and ENADE and with their problems. It is the duty of the Union to offer vacancies and education for all. This right is guaranteed by law such as the LDB (Law of Guidelines and Bases of Education). Even so, the exclusion of many students through exams still persists. The selection is made by choosing the best grades. Is the purpose of the exams really achieved with the measures stipulated in the school institution or are there still flaws? The third part analyzes emancipatory evaluation. And it alerts that teachers should apply this suggestion of school emancipation to their understanding of assessment and learning. Training students in the context of emancipatory assessment helps their lives in society. It leads them to contribute socially by transforming society for the better. Participating in social problems with the capacity to lend support to changes are the objectives of the evaluation of emancipatory learning.en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFaculdades ESTpt_BR
dc.relation.ispartofseriesTMP;-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectEmancipaçãopt_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.subjectAprendizagem escolarpt_BR
dc.subjectEvaluationen
dc.subjectEmancipationen
dc.subjectUniversity educationen
dc.subjectSchool learningen
dc.titleA avaliação formativa e somativa no ensino superiorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.rights.licenseLicença Creative Commons: Este trabalho está licenciado sob CC BY-NC-ND 4.0. Para visualizar uma cópia desta licença, visite http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.contributor.referee1Brandenburg, Laude Erani-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2720814127433525pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Laura Franch Schmidt da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6858886305291005pt_BR
dc.contributor.referee3Meira, Vanessa Raquel de Almeida-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7377318165326100pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa está direcionada para uma análise sobre a avaliação no ensino superior. Em pleno século vinte e um, o temor da avaliação do ensino e da aprendizagem ainda causa aflição no ambiente escolar. As diversas pesquisas ao longo dos anos têm indicado para uma avaliação sem a caricatura da monstruosidade. É evidente que se avalia não para o medo, reprovação ou vingança, mas sim para definição dos objetivos da aprendizagem. A primeira parte versa sobre os tipos de avaliações existentes como a somativa, que está ligada à soma das notas de prova e dos testes. A diagnóstica que propõe uma apreciação para saber as informações que cada estudante possui quando entra em uma instituição escolar em busca de conhecimento. A formativa busca formar a pessoa discente nos conhecimentos para viver em sociedade. A segunda parte trata do ENEM e ENADE com suas problemáticas. É dever de a União alvitrar vagas e educação para todos. Esse direito está garantido por lei como a LDB (lei de diretrizes e Bases da Educação). Mesmo assim, ainda perdura a exclusão de muitos estudantes através dos exames. A seleção é feita escolhendo as melhores notas. A finalidade dos exames é realmente atingida com as medidas estipuladas na instituição escolar ou ainda existem falhas? A terceira parte analisa a avaliação emancipatória. E adverte que os professores e professoras levem a seu entendimento sobre a avaliação e a aprendizagem esta sugestão de emancipação escolar. Formar os estudantes no âmbito da avaliação emancipatória, ajuda a vida dos mesmos em sociedade. Levá-los a contribuir socialmente transformando a sociedade para melhor. Participar dos problemas sociais com capacidade de apoiar as mudanças são os objetivos da avaliação da aprendizagem emancipatória.pt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
dc.publisher.departmentTeologiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Teologiapt_BR
dc.publisher.initialsESTpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2524044119349956pt_BR
dc.contributor.advisor1Brandenburg, Laude Erandi-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2720814127433525pt_BR
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
costa_gs_tmp.pdfTexto completo PDF1.97 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.