Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1162
Title: A produção do curta-metragem por adolescentes: da aprendizagem ao sentido de vida
metadata.dc.creator: Cunha, Rita de Cássia da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Adam, Júlio Cézar
Keywords: Adolescência;Cinema;Educação;Espiritualidade;Sentido de vida;Adolescence;Cinema;Education;Spirituality;Meaning of life
Issue Date: 14-Mar-2023
Publisher: Faculdades EST
Citation: CUNHA, Rita de Cássia da Silva. A produção do curta-metragem por adolescentes: da aprendizagem ao sentido de vida. 2023. 89 p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2023.
Series/Report no.: TM;
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho apresenta reflexões acerca da produção de filmes curtametragem por adolescentes e a relação existente entre a produção artística cinematográfica, a educação, a espiritualidade e a busca pelo sentido de vida. O objetivo geral desta dissertação é demonstrar que a produção de curta-metragem por alunos adolescentes é capaz de ser muito mais que um conteúdo pedagógico, se mostrando como um caminho para que estes encontrem um sentido de vida. A presente pesquisa está organizada em três capítulos, onde, no primeiro capítulo, se analisará conceitos e implicações da adolescência, se realizará considerações acerca da adolescência e do audiovisual e se apresentará o público-alvo do estudo. No segundo capítulo, a análise se debruça sobre o cinema, sua evolução histórica e peculiaridades, a correlação do cinema com a educação discutindo-se a aprendizagem pela arte, temas de letramento e as etapas de produção de um curtametragem, para, ao final, apresentar o projeto de produção de filmes curta-metragem e as impressões havidas. O terceiro capítulo, por sua vez, se debruça sobre a análise do conceito de espiritualidade, suas implicações ante a religião e o entendimento da transcendência do conceito. Discute-se também a espiritualidade como indutora do caminho do sentido de vida para desaguar na análise da correlação existente entre espiritualidade e educação. No mesmo capítulo, serão analisados os depoimentos das pessoas adolescentes participantes do projeto de produção de filmes curta-metragem na IENH ante a emergência dos conceitos aqui trazidos. Percebeu-se que o projeto de produção fílmica por adolescentes em um contexto de educação libertadora, onde a espiritualidade é entendida como dimensão do ser humano, é capaz de se apresentar como caminho para o encontro do sentido de vida como expressão da espiritualidade.
Description: 89 p.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1162
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
cunha_rdcds_tm.pdf770.15 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons