Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1162
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCunha, Rita de Cássia da Silva-
dc.date.accessioned2023-09-08T21:23:56Z-
dc.date.available2023-09-08T21:23:56Z-
dc.date.issued2023-03-14-
dc.identifier.citationCUNHA, Rita de Cássia da Silva. A produção do curta-metragem por adolescentes: da aprendizagem ao sentido de vida. 2023. 89 p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1162-
dc.description89 p.pt_BR
dc.description.abstractThe present work presents reflections about the production of short films by adolescents and the relationship between artistic cinematographic production, education, spirituality and the search for the meaning of life. Much more than just its pedagogical content, the general objective of this dissertation is to demonstrate that the production of short films by adolescent students can show itself as a way for them to find meaning in life. The present research is organized in three chapters where, in the first chapter, concepts and implications of adolescence are analyzed, considerations are made about adolescence and the audiovisual sector, and the target audience of the study will be presented. In the second chapter, the analysis focuses on cinema, its historical evolution and peculiarities, the correlation between cinema and education, discussing learning through art, literacy themes and the stages of production of a short film, to finally present the short film production project and impressions. The third chapter, in turn, focuses on the analysis of the concept of spirituality, its implications in relation to religion and the understanding of the transcendence of the concept. Spirituality is also discussed as an inductor of the path towards the meaning of life which leads to the analysis of the existing correlation between spirituality and education. In the same chapter, the testimonies of the adolescents participating in the short film production project at IENH will be analyzed in view of the emergence of the concepts presented here. It was perceived that the project of film production by adolescents in a context of liberating education, where spirituality is understood as a dimension of the human being, is capable of presenting itself as a way to discover the meaning of life as an expression of spirituality.en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFaculdades ESTpt_BR
dc.relation.ispartofseriesTM;-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAdolescênciapt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEspiritualidadept_BR
dc.subjectSentido de vidapt_BR
dc.subjectAdolescenceen
dc.subjectCinemaen
dc.subjectEducationen
dc.subjectSpiritualityen
dc.subjectMeaning of lifeen
dc.titleA produção do curta-metragem por adolescentes: da aprendizagem ao sentido de vidapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Adam, Júlio Cézar-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1768006061329443pt_BR
dc.contributor.referee2Streck, Gisela Isolde Waechter-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3906144692619471pt_BR
dc.contributor.referee3Kersch, Dorotea Frank-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4951080302973564pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta reflexões acerca da produção de filmes curtametragem por adolescentes e a relação existente entre a produção artística cinematográfica, a educação, a espiritualidade e a busca pelo sentido de vida. O objetivo geral desta dissertação é demonstrar que a produção de curta-metragem por alunos adolescentes é capaz de ser muito mais que um conteúdo pedagógico, se mostrando como um caminho para que estes encontrem um sentido de vida. A presente pesquisa está organizada em três capítulos, onde, no primeiro capítulo, se analisará conceitos e implicações da adolescência, se realizará considerações acerca da adolescência e do audiovisual e se apresentará o público-alvo do estudo. No segundo capítulo, a análise se debruça sobre o cinema, sua evolução histórica e peculiaridades, a correlação do cinema com a educação discutindo-se a aprendizagem pela arte, temas de letramento e as etapas de produção de um curtametragem, para, ao final, apresentar o projeto de produção de filmes curta-metragem e as impressões havidas. O terceiro capítulo, por sua vez, se debruça sobre a análise do conceito de espiritualidade, suas implicações ante a religião e o entendimento da transcendência do conceito. Discute-se também a espiritualidade como indutora do caminho do sentido de vida para desaguar na análise da correlação existente entre espiritualidade e educação. No mesmo capítulo, serão analisados os depoimentos das pessoas adolescentes participantes do projeto de produção de filmes curta-metragem na IENH ante a emergência dos conceitos aqui trazidos. Percebeu-se que o projeto de produção fílmica por adolescentes em um contexto de educação libertadora, onde a espiritualidade é entendida como dimensão do ser humano, é capaz de se apresentar como caminho para o encontro do sentido de vida como expressão da espiritualidade.pt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
dc.publisher.departmentTeologiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Teologiapt_BR
dc.publisher.initialsESTpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7032035451986205pt_BR
dc.contributor.advisor1Adam, Júlio Cézar-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1768006061329443pt_BR
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
cunha_rdcds_tm.pdf770.15 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons