Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1161
Title: Educação cristã: contribuições do ministério da pessoa leiga no âmbito das igrejas da Convenção Batista Brasileira
metadata.dc.creator: Souto, Marinésia Lemos
metadata.dc.contributor.advisor1: Brandenburg, Laude Erandi
Keywords: Educação cristã;Pessoa leiga;Ministério;Batistas;Christian education;Layperson;Ministry;Baptists
Issue Date: 24-Mar-2023
Publisher: Faculdades EST
Citation: SOUTO, Marinésia Lemos. Educação cristã: contribuições do ministério da pessoa leiga no âmbito das igrejas da Convenção Batista Brasileira. 2023. 143 p.. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2023..
Series/Report no.: TM;
metadata.dc.description.resumo: Esse trabalho analisou a contribuição do ministério da pessoa leiga de ensino como estratégia de crescimento da igreja. Em razão disso, investigou-se a pessoa leiga e o ensino na história da igreja batista, especificamente àquelas que fazem parte da Convenção Batista Brasileira-CBB e no ministério de ensino de Jesus. A questão que norteou esta pesquisa foi: “Como a educação cristã, realizada por leigas e leigos nas igrejas batistas da CBB, pode contribuir para o crescimento e fortalecimento e engajamento da membresia?”. Tal questionamento conduziu a análise da relevância da pessoa leiga para o crescimento da igreja e fortalecimento de sua membresia. Nesse sentido, a investigação se propôs a avaliar as contribuições e os pontos convergentes na análise histórica e bíblica que demonstrassem um padrão que respondesse à questão proposta. A partir desses achados, foi realizado um estudo dessa análise com a teoria da educação moderna com vistas a confirmação da aplicabilidade dos achados à atualidade da igreja batista. A metodologia utilizada teve abordagem qualitativa, em especial a análise de conteúdo. A coleta de dados trabalhou especialmente com material bibliográfico e documental. Os principais resultados observados estão ligados a questões relativas à concepção de ser humano e o princípio da liberdade vividos, praticados e ensinados na igreja. Os resultados ressaltaram, também, as características do ministério da pessoa leiga, em especial o diálogo entre iguais, o conhecimento da realidade, a intencionalidade advinda da crença do sacerdócio universal. A pesquisa oferece relevantes contribuições que podem ser aplicadas à vida educacional da igreja, resultando em relevância, crescimento e transformação. Destaca-se que por limitações de tempo e páginas, esta pesquisa não deu voz às pessoas leigas, o que fica como sugestão para futuros estudos que trabalhem o tema.
Description: 143 p.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1161
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
souto_ml_tm.pdfTexto completo PDF1.94 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons