Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1161
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSouto, Marinésia Lemos-
dc.date.accessioned2023-09-08T21:05:59Z-
dc.date.available2023-09-08T21:05:59Z-
dc.date.issued2023-03-24-
dc.identifier.citationSOUTO, Marinésia Lemos. Educação cristã: contribuições do ministério da pessoa leiga no âmbito das igrejas da Convenção Batista Brasileira. 2023. 143 p.. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2023..pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1161-
dc.description143 p.pt_BR
dc.description.abstractThis work analyzed the contribution of the layperson's teaching ministry as a church growth strategy. For this reason, the layperson and teaching were investigated in the history of the Baptist church, specifically those that are part of the Brazilian Baptist Convention-CBB and in the teaching ministry of Jesus. The question that guided this research was: "How can Christian education, carried out by lay people in Baptist churches of the CBB, contribute to the growth and strengthening and engagement of the membership?". Such questioning led to the analysis of the relevance of the layperson for the growth of the church and strengthening of its membership. In this sense, the investigation proposed to evaluate the contributions and converging points in the historical and biblical analysis that demonstrate a pattern that answers the proposed question. Based on these findings, a study of this analysis was carried out with the theory of modern education, with a view to confirming the applicability of the findings to the current days of the Baptist church. The methodology used had a qualitative approach, in particular content analysis. Data collection worked especially with bibliographic and documentary material. The main results observed are linked to issues related to anthropology and the principle of freedom lived, practiced and taught in the church. The results also highlighted the characteristics of the layperson's ministry, in particular the dialogue between equals, knowledge of reality, the intentionality arising from the belief in the universal priesthood. The research offers relevant contributions that can be applied to the educational life of the church, resulting in relevance, growth and transformation. One must point out that due to limitations of time and pages, this research did not give voice to the various lay people, who contributed to enrich the findings observed here, which remains as a suggestion for future studies that work on the theme.en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFaculdades ESTpt_BR
dc.relation.ispartofseriesTM;-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação cristãpt_BR
dc.subjectPessoa leigapt_BR
dc.subjectMinistériopt_BR
dc.subjectBatistaspt_BR
dc.subjectChristian educationen
dc.subjectLaypersonen
dc.subjectMinistryen
dc.subjectBaptistsen
dc.titleEducação cristã: contribuições do ministério da pessoa leiga no âmbito das igrejas da Convenção Batista Brasileirapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Brandenburg, Laude Erani-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2720814127433525pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, Carolina Bezerra de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4028771794506651pt_BR
dc.contributor.referee3Costa Junior, Belmiro Medeiros da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5942788227768010pt_BR
dc.description.resumoEsse trabalho analisou a contribuição do ministério da pessoa leiga de ensino como estratégia de crescimento da igreja. Em razão disso, investigou-se a pessoa leiga e o ensino na história da igreja batista, especificamente àquelas que fazem parte da Convenção Batista Brasileira-CBB e no ministério de ensino de Jesus. A questão que norteou esta pesquisa foi: “Como a educação cristã, realizada por leigas e leigos nas igrejas batistas da CBB, pode contribuir para o crescimento e fortalecimento e engajamento da membresia?”. Tal questionamento conduziu a análise da relevância da pessoa leiga para o crescimento da igreja e fortalecimento de sua membresia. Nesse sentido, a investigação se propôs a avaliar as contribuições e os pontos convergentes na análise histórica e bíblica que demonstrassem um padrão que respondesse à questão proposta. A partir desses achados, foi realizado um estudo dessa análise com a teoria da educação moderna com vistas a confirmação da aplicabilidade dos achados à atualidade da igreja batista. A metodologia utilizada teve abordagem qualitativa, em especial a análise de conteúdo. A coleta de dados trabalhou especialmente com material bibliográfico e documental. Os principais resultados observados estão ligados a questões relativas à concepção de ser humano e o princípio da liberdade vividos, praticados e ensinados na igreja. Os resultados ressaltaram, também, as características do ministério da pessoa leiga, em especial o diálogo entre iguais, o conhecimento da realidade, a intencionalidade advinda da crença do sacerdócio universal. A pesquisa oferece relevantes contribuições que podem ser aplicadas à vida educacional da igreja, resultando em relevância, crescimento e transformação. Destaca-se que por limitações de tempo e páginas, esta pesquisa não deu voz às pessoas leigas, o que fica como sugestão para futuros estudos que trabalhem o tema.pt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
dc.publisher.departmentTeologiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Teologiapt_BR
dc.publisher.initialsESTpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5139316159663505pt_BR
dc.contributor.advisor1Brandenburg, Laude Erandi-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2720814127433525pt_BR
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
souto_ml_tm.pdfTexto completo PDF1.94 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons