Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1153
Title: | A invenção do pecado por uma teologia pós/de-colonial |
metadata.dc.creator: | Lima, Eduardo Sales de |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Kilpp, Nelson |
Keywords: | Pós/de-colonial;Fronteira;Classificação-social;Poder;Graça;Post/de-colonial;Frontier;Social classification;Power;Grace;TRADIÇÕES E ESCRITURAS SAGRADAS;ESTUDOS DE TEXTO E CONTEXTO BÍBLICOS |
Issue Date: | 10-Mar-2020 |
Publisher: | Faculdades EST |
Citation: | LIMA, Eduardo Sales de. A invenção do pecado por uma teologia pós/de-colonial. 2020. 197 p. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2020 |
Series/Report no.: | TD 207; |
metadata.dc.description.resumo: | A presente tese propõe uma investigação documental e bibliográfica. No âmbito geral, a pesquisa investiga a relação entre as lógicas de poder, a teoria pós/de-colonial e o sentido do termo ‘pecado’. O objetivo é compreender como as estruturas de poder manipulam mecanismos de opressão presentes, inclusive, no testemunho bíblico. Para alcançar essa finalidade foram traçados alguns objetivos específicos: 1) identificar a relação entre interpretação e poder; 2) pesquisar as principais analíticas do poder para entender seu funcionamento; 3) aplicar métodos de leitura pós/de-colonial para leitura do texto bíblico; 4) identificar no texto bíblico a possibilidade de uma teologia pós/de-colonial. O resultado da pesquisa pretende servir como método de análise para compreensão pós/de-colonial dos textos bíblicos. A pesquisa sugere que, a partir dos dados analisados, a ideia de pecado se impôs como uma estrutura de poder e alcançou sentido epistêmico na fixação legal passando a configurar a realidade na perspectiva dos dominadores. Sugere também que movimentos de resistência e teologias de fronteira se impuseram às estruturas de poder, ainda que não tenham alcançado a longa duração. Por fim, a pesquisa demonstra que a opção pós/de-colonial já era realizada no Primeiro e Segundo Testamentos e, a aproximação com as teorias de “classificação social” de Anibal Quijano e a “mentalidade de fronteira” de Walter Mignolo, teorias que possibilitaram uma hermenêutica não-classificatória, onde o pecado não é alienador da relação com Deus e a graça revelou-se como teologia pós/de-colonial. |
Description: | 197 p. |
URI: | http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1153 |
Appears in Collections: | Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
lima_esd_td207.pdf | Texto completo PDF | 2 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License