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dc.creatorLima, Eduardo Sales de-
dc.date.accessioned2023-07-13T17:47:57Z-
dc.date.available2023-07-13T17:47:57Z-
dc.date.issued2020-03-10-
dc.identifier.citationLIMA, Eduardo Sales de. A invenção do pecado por uma teologia pós/de-colonial. 2020. 197 p. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1153-
dc.description197 p.pt_BR
dc.description.abstractThis thesis proposes a documentary and bibliographical investigation. Overall, the research investigates the relationship between the logic of power, post/de-colonial theory and the meaning of the term sin. The aim is to understand how power structures manipulate mechanisms of oppression present even in biblical witness. To achieve this purpose some specific objectives were outlined: 1) to identify the relationship between interpretation and power; 2) research the main analytics of power to understand its operation; 3) apply post /de colonial reading methods for reading the biblical text; 4) identify in the biblical text the possibility of a post /de-colonial theology. The result of the research is intended to serve as a method of analysis for post /de-colonial understanding of biblical texts. The research suggests that, from the data analyzed, the idea of sin imposed itself as a power structure and reached an epistemic sense in the legal fixation, starting to configure reality from the perspective of the dominators. It also suggests that resistance movements and frontier theologies have imposed themselves on power structures, even though they have not attained longevity. Finally, the research demonstrates that the post /de-colonial option was already made in the first and second testaments, and the approximation with Anibal Quijano's “social classification” theories and Walter Mignolo's “frontier mentality” made possible an unclassified hermeneutics, where sin is not alienating the relationship with God and grace has proved to be a post/de-colonial theology.en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFaculdades ESTpt_BR
dc.relation.ispartofseriesTD 207;-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPós/de-colonialpt_BR
dc.subjectFronteirapt_BR
dc.subjectClassificação-socialpt_BR
dc.subjectPoderpt_BR
dc.subjectGraçapt_BR
dc.subjectPost/de-colonialen
dc.subjectFrontieren
dc.subjectSocial classificationen
dc.subjectPoweren
dc.subjectGraceen
dc.subjectTRADIÇÕES E ESCRITURAS SAGRADASpt_BR
dc.subjectESTUDOS DE TEXTO E CONTEXTO BÍBLICOSpt_BR
dc.titleA invenção do pecado por uma teologia pós/de-colonialpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.referee1Kilpp, Nelson-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3162374005702253pt_BR
dc.contributor.referee2Schmitt, Flávio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4051638587142121pt_BR
dc.contributor.referee3Schaper, Valério Guilherme-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3516948733028434pt_BR
dc.contributor.referee4Hammes, Erico-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/3466436438614121pt_BR
dc.contributor.referee5Dietrich, Luiz José-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/4112356003747346pt_BR
dc.description.resumoA presente tese propõe uma investigação documental e bibliográfica. No âmbito geral, a pesquisa investiga a relação entre as lógicas de poder, a teoria pós/de-colonial e o sentido do termo ‘pecado’. O objetivo é compreender como as estruturas de poder manipulam mecanismos de opressão presentes, inclusive, no testemunho bíblico. Para alcançar essa finalidade foram traçados alguns objetivos específicos: 1) identificar a relação entre interpretação e poder; 2) pesquisar as principais analíticas do poder para entender seu funcionamento; 3) aplicar métodos de leitura pós/de-colonial para leitura do texto bíblico; 4) identificar no texto bíblico a possibilidade de uma teologia pós/de-colonial. O resultado da pesquisa pretende servir como método de análise para compreensão pós/de-colonial dos textos bíblicos. A pesquisa sugere que, a partir dos dados analisados, a ideia de pecado se impôs como uma estrutura de poder e alcançou sentido epistêmico na fixação legal passando a configurar a realidade na perspectiva dos dominadores. Sugere também que movimentos de resistência e teologias de fronteira se impuseram às estruturas de poder, ainda que não tenham alcançado a longa duração. Por fim, a pesquisa demonstra que a opção pós/de-colonial já era realizada no Primeiro e Segundo Testamentos e, a aproximação com as teorias de “classificação social” de Anibal Quijano e a “mentalidade de fronteira” de Walter Mignolo, teorias que possibilitaram uma hermenêutica não-classificatória, onde o pecado não é alienador da relação com Deus e a graça revelou-se como teologia pós/de-colonial.pt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
dc.publisher.departmentTeologiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Teologiapt_BR
dc.publisher.initialsESTpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1801171218758828pt_BR
dc.contributor.advisor1Kilpp, Nelson-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3162374005702253pt_BR
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

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