Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1145
Title: O trabalho remoto no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará em tempos de pandemia sob a perspectiva da ética do cuidado
metadata.dc.creator: Kawano, Greyce Mayumi
metadata.dc.contributor.advisor1: Reblin, Iuri Andréas
Keywords: Trabalho remoto;Ética do cuidado;Remote work;Ethics of care;ÉTICA E GESTÃO
Issue Date: 12-Dec-2022
Publisher: Faculdades EST
Citation: KAWANO, Greyce Mayumi. O trabalho remoto no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará em tempos de pandemia sob a perspectiva da ética do cuidado. 2022. 93 p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2022.
Series/Report no.: TMP;
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa tem como objetivo geral verificar como o trabalho remoto impactou na rotina das pessoas servidoras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), na perspectiva da ética do cuidado, diante do cenário de pandemia de COVID-19. Em termos metodológicos, a pesquisa é de natureza básica, exploratória em relação aos objetivos, qualitativa em relação ao problema, e bibliográfica, documental e de levantamento de dados em relação aos procedimentos técnicos. Tendo em vista o contexto vivenciado, cujo isolamento social foi adotado como uma das principais estratégias de redução dos casos de COVID-19, a pandemia impacta na vida humana em vários aspectos, dentre eles, a forma de trabalho e a convivência em sociedade. Para tanto, é necessário discutir o trabalho remoto no contexto pandêmico, conceituar a ética do cuidado e mapear o impacto do trabalho remoto na rotina diária das pessoas servidoras da Instituição. Nessa direção, a pesquisa contou com a participação de 289 servidores Técnico- Administrativos do IFCE que responderam ao questionário elaborado e disponibilizado por meio do Google Forms. Diante disso, verifica-se que essa modalidade de trabalho possibilitou vantagens e desvantagens, trazendo a reflexão acerca da ética profissional, produtividade, cuidados com a saúde física, mental e com os outros, uma vez que as práticas remotas continuarão caracterizando as relações de trabalho.
Description: 93 p. : il.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1145
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
kawano_gm_mp.pdfTexto completo PDF2.02 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons