Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1144
Title: Pastoras da IECLB: percepções do seu cotidiano e repercussões contemporâneas
metadata.dc.creator: Ruprecht, Rubens
metadata.dc.contributor.advisor1: Gaede Neto, Rodolfo
Keywords: Pastoras IECLB;Teologia Ecofeminista;Cuidado;Poder Pastoral;Women Pastors IECLB;Ecofeminist Theology;Care;Pastoral Power;ACONSELHAMENTO E PSICOLOGIA PASTORAL
Issue Date: 11-Nov-2022
Publisher: Faculdades EST
Citation: RUPRECHT, Rubens. Pastoras da IECLB: percepções do seu cotidiano e repercussões contemporâneas. 2022. 225 p. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2022.
Series/Report no.: TD;
metadata.dc.description.resumo: A tese de doutorado em Teologia retrata um pequeno histórico da “atuação das pastoras na IECLB” (IGREJA EVANGÉLICA DE CONFISSÃO LUTERANA NO BRASIL) e consequente desenvolvimento da Teologia Feminista na EST/São Leopoldo/IECLB. Foram enviados e coletados formulários de pesquisa a todas as pastoras ordenadas da IECLB, inclusive pastoras afastadas e aposentadas. A proposta metodológica se baseia em uma metodologia para pesquisa social, baseada em Creswell e Ganzevoort e consta de dois formulários com perguntas e três cartas-estímulo enviados por e-mail, a serem preenchidos e devolvidos ao pesquisador. A pesquisa pretende dar visibilidade à atuação das pastoras nos diferentes campos de trabalho e suas dinâmicas ali desenvolvidas. Os resultados foram computados a partir das temáticas presentes, relacionando-as à epistemologia da Ecoteologia em Ivone Gebara e outras autoras, a partir de quatro aspectos julgados relevantes e coerentes com as informações recebidas, quais sejam: “O corpo, novo ponto de partida da Teologia”; “Isto não é Teologia”, dizem; “Gênero: uma questão de honra?”; “Quando as mulheres atraem violência”, itens teoricamente presentes na obra “Teologia Urbana” de Ivone Gebara. A crítica ao poder patriarcal pastoral torna-se visível em “A luta dos deuses” e “as relações de poder nas tradições patriarcais”, demarcando ainda o “desabrochar das mulheres no cenário global” e as “perspectivas de uma religião ecológica”. Os aspectos mais relevantes levantados na pesquisa como conclusões eventuais foram que a) Ser mulher, ser mãe, não interfere no Ministério Pastoral; b) Experiências intrapessoais com colegas, comunidades e paróquias são muito importantes para a manutenção do Ministério Pastoral; c) A vida pastoral em família, grosso modo, precisa ser revisitada em suas dinâmicas, especialmente no que tange à participação de seus membros nas expectativas comunitárias ali presentes. Apesar da baixa participação de pastoras do quadro geral da IECLB na pesquisa, pode-se afirmar que seus resultados contemplam a expectativa geral da tese, de visibilizar a atuação das pastoras na IECLB.
Description: 225 p. : il.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1144
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ruprecht_r_td.pdfTexto completo PDF1.97 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons