Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1141
Title: A influência das narrativas infantis no desenvolvimento da moralidade e da espiritualidade da criança
metadata.dc.creator: Meira, Vanessa Raquel de Almeida
metadata.dc.contributor.advisor1: Streck, Gisela Isolde
Keywords: Desenvolvimento moral;Espiritualidade infantil;Literatura infantil;Infância;Moral development;Children's Spirituality;Children's literature;Childhood
Issue Date: 5-Aug-2021
Publisher: Faculdades EST
Citation: MEIRA, Vanessa Raquel de Almeida. A influência das narrativas infantis no desenvolvimento da moralidade e da espiritualidade da criança. 2021. 241 p.Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2021..
Series/Report no.: TD 230;
metadata.dc.description.resumo: Através das narrativas infantis as crianças conseguem vislumbrar com mais clareza os dramas e conflitos que permeiam a vida de todo ser humano, em especial o conflito entre bem e mal através da luta do herói ou heroína para derrotar antagonistas. Dentro do conflito apresentado pelas narrativas, a criança tem a oportunidade de refletir sobre suas vitórias, suas perdas e seus medos, analisando emoções e finalmente encontrando solução para o seu próprio conflito. As narrativas infantis trazem a dualidade do ser humano, a presença do mal é tão real quanto a virtude e o bem. Isso auxilia a criança a compreender o que é moral ou imoral, justo ou injusto, bom ou mal e todo o tipo de dualidade em que está imerso o ser humano. Esta pesquisa tem como tema central a influência das narrativas infantis na construção do desenvolvimento moral da criança. Um dos desdobramentos diretos desse tema é a relação dessa influência no desenvolvimento moral com o despertar da espiritualidade infantil, que também fará parte do escopo da pesquisa. Para avaliar o fenômeno proposto, esta investigação faz uma pesquisa bibliográfica a respeito da relação entre os aspectos cognitivo, moral e espiritual do desenvolvimento infantil e como a literatura infantil pode afetar cada um desses aspectos. Após a discussão teórica, esta tese relata uma pesquisa de campo, realizada através da abordagem do Grupo Focal, com posterior análise dos dados por meio da Análise Textual Discursiva. Com base nesta pesquisa, é possível concluir que as narrativas infantis se revelaram ferramentas importantes para o desenvolvimento moral e espiritual, por meio de reflexões, crises e amadurecimento. Foi possível perceber que os desenvolvimentos cognitivo, moral e espiritual acontece simultaneamente e estão interrelacionados.
Description: 238 p. : il.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1141
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
meira_vrda_td230.pdfTexto completo PDF4.87 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons