Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1141
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMeira, Vanessa Raquel de Almeida-
dc.date.accessioned2023-04-28T19:46:34Z-
dc.date.available2023-04-28T19:46:34Z-
dc.date.issued2021-08-05-
dc.identifier.citationMEIRA, Vanessa Raquel de Almeida. A influência das narrativas infantis no desenvolvimento da moralidade e da espiritualidade da criança. 2021. 241 p.Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2021..pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1141-
dc.description238 p. : il.pt_BR
dc.description.abstractThrough children's narratives, children can see more clearly the dramas and conflicts that permeate the life of every human being, especially the conflict between good and evil through the hero or heroine's struggle to defeat antagonists. Within the conflict presented by the narratives, the child has the opportunity to reflect on their victories, losses and fears, analyzing emotions and finally finding a solution to their own conflict. Children's narratives bring the duality of the human being, the presence of evil is as real as virtue and good. This helps the child to understand what is moral or immoral, fair or unfair, good or bad, and all kinds of duality in which human beings are immersed. This research has as its central theme the influence of children's narratives in the construction of the child's moral development. One of the direct consequences of this theme is the relationship of this influence on moral development with the awakening of children's spirituality, which will also be part of the research scope. In order to evaluate the proposed phenomenon, this investigation carries out a bibliographical research about the relationship between the cognitive, moral and spiritual aspects of child development and how children's literature can affect each of these aspects. After the theoretical discussion, this thesis reports on a field research, carried out through the Focus Group approach, with subsequent data analysis through Discursive Textual Analysis. Based on this research, it is possible to conclude that children's narratives proved to be important tools for moral and spiritual development, through reflections, crises and maturation. It was possible to see that cognitive, moral and spiritual developments happen simultaneously and are interrelated.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nivel Superior (CAPES)pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFaculdades ESTpt_BR
dc.relation.ispartofseriesTD 230;-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento moralpt_BR
dc.subjectEspiritualidade infantilpt_BR
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectMoral developmenten
dc.subjectChildren's Spiritualityen
dc.subjectChildren's literatureen
dc.subjectChildhooden
dc.titleA influência das narrativas infantis no desenvolvimento da moralidade e da espiritualidade da criançapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.referee1Streck, Gisela Isolde Waechter-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3906144692619471pt_BR
dc.contributor.referee2Herbes, Nilton Eliseu-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6241748367735018pt_BR
dc.contributor.referee3Brandenburg, Laude Erandi-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2720814127433525pt_BR
dc.contributor.referee4Rodrigues, Marilze Wischral-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/9231724454103711pt_BR
dc.contributor.referee5Puertas, Kelly-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/8266161377075227pt_BR
dc.description.resumoAtravés das narrativas infantis as crianças conseguem vislumbrar com mais clareza os dramas e conflitos que permeiam a vida de todo ser humano, em especial o conflito entre bem e mal através da luta do herói ou heroína para derrotar antagonistas. Dentro do conflito apresentado pelas narrativas, a criança tem a oportunidade de refletir sobre suas vitórias, suas perdas e seus medos, analisando emoções e finalmente encontrando solução para o seu próprio conflito. As narrativas infantis trazem a dualidade do ser humano, a presença do mal é tão real quanto a virtude e o bem. Isso auxilia a criança a compreender o que é moral ou imoral, justo ou injusto, bom ou mal e todo o tipo de dualidade em que está imerso o ser humano. Esta pesquisa tem como tema central a influência das narrativas infantis na construção do desenvolvimento moral da criança. Um dos desdobramentos diretos desse tema é a relação dessa influência no desenvolvimento moral com o despertar da espiritualidade infantil, que também fará parte do escopo da pesquisa. Para avaliar o fenômeno proposto, esta investigação faz uma pesquisa bibliográfica a respeito da relação entre os aspectos cognitivo, moral e espiritual do desenvolvimento infantil e como a literatura infantil pode afetar cada um desses aspectos. Após a discussão teórica, esta tese relata uma pesquisa de campo, realizada através da abordagem do Grupo Focal, com posterior análise dos dados por meio da Análise Textual Discursiva. Com base nesta pesquisa, é possível concluir que as narrativas infantis se revelaram ferramentas importantes para o desenvolvimento moral e espiritual, por meio de reflexões, crises e amadurecimento. Foi possível perceber que os desenvolvimentos cognitivo, moral e espiritual acontece simultaneamente e estão interrelacionados.pt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
dc.publisher.departmentTeologiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Teologiapt_BR
dc.publisher.initialsESTpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7377318165326100pt_BR
dc.contributor.advisor1Streck, Gisela Isolde-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3906144692619471pt_BR
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
meira_vrda_td230.pdfTexto completo PDF4.87 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons