Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1122
Title: O ensino religioso como componente curricular obrigatório na rede do sistema municipal de ensino de Jacundá.
metadata.dc.creator: Madeiro, Eraldo Pereira
metadata.dc.contributor.advisor1: Brandenburg, Laude Erandi
Keywords: Ensino religioso;Laicidade;BNCC;Desafios;Docência;Religious education;Secularity;BNCC [Common National Curricular Base];Challenges;Teaching;EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE
Issue Date: 20-May-2022
Publisher: Faculdades EST
Citation: MADEIRO, Eraldo Pereira. O ensino religioso como componente curricular obrigatório na rede do sistema municipal de ensino de Jacundá. 2022. 85 p. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2022.
Series/Report no.: TMP;696
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho final de mestrado profissional trata do componente curricular obrigatório de Ensino Religioso na rede municipal de ensino de Jacundá, no estado do Pará. O problema levantado na pesquisa foi: como o componente curricular de Ensino Religioso é representado pela comunidade escolar a partir das práticas pedagógicas, do seu currículo e mediado pela formação docente e legislação vigente? O objetivo do estudo é investigar como o componente de Ensino Religioso é representado na rede do sistema municipal de ensino de Jacundá. A pesquisa é do tipo bibliográfica e documental, sustentada, particularmente, nas bases legais que se ocupam do Ensino Religioso na educação básica, sobretudo, no ensino fundamental. Seguiu-se uma abordagem qualitativa no referencial teórico-metodológico, com base nas categorias da laicidade e do direito à educação. A pesquisa revelou que é necessário ser percorrido um caminho para a implantação de um componente curricular de Ensino Religioso, pautado numa prática educacional embasada na diversidade e na pluralidade cultural de ideias, onde possa existir diálogo e tolerância. Desta forma é possível proporcionar uma formação integral da pessoa estudante para diversidade e respeito a quem é diferente, a partir da religiosidade, da religião e da não religião.
Description: 85 p.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1122
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
madeiro_ep_tmp696.pdfTexto completo PDF502.79 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons