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dc.creatorMadeiro, Eraldo Pereira-
dc.date.accessioned2022-12-09T19:23:46Z-
dc.date.available2022-12-09T19:23:46Z-
dc.date.issued2022-05-20-
dc.identifier.citationMADEIRO, Eraldo Pereira. O ensino religioso como componente curricular obrigatório na rede do sistema municipal de ensino de Jacundá. 2022. 85 p. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1122-
dc.description85 p.pt_BR
dc.description.abstractThe present professional master's final work deals with the mandatory curricular component of Religious Education in the municipal education network of Jacundá, in the state of Pará. The problem raised in the research was: how is the curricular component of Religious Education represented by the school community based on pedagogical practices, its curriculum and mediated by teacher training and current legislation? The objective of the study is to investigate how the component of Religious Education is represented in the network of the municipal education system of Jacundá. The research is of the bibliographic and documentary type, supported, particularly, on the legal bases that deal with Religious Education in basic education, especially in elementary education. A qualitative approach was followed in the theoretical-methodological framework, based on the categories of secularism and the right to education. The research revealed that it is necessary to follow a path for the implementation of a curricular component of Religious Education, based on an educational practice based on diversity and cultural plurality of ideas, where dialogue and tolerance can exist. In this way, it is possible to provide an integral formation of the student toward diversity and respect for those who are different, based on religiosity, religion and non-religion.en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFaculdades ESTpt_BR
dc.relation.ispartofseriesTMP;696-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino religiosopt_BR
dc.subjectLaicidadept_BR
dc.subjectBNCCpt_BR
dc.subjectDesafiospt_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectReligious educationen
dc.subjectSecularityen
dc.subjectBNCC [Common National Curricular Base]en
dc.subjectChallengesen
dc.subjectTeachingen
dc.subjectEDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDEpt_BR
dc.titleO ensino religioso como componente curricular obrigatório na rede do sistema municipal de ensino de Jacundá.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Brandenburg, Laude Erani-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2720814127433525pt_BR
dc.contributor.referee2Herbes, Nilton Eliseu-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6241748367735018pt_BR
dc.contributor.referee3Santos, Raimunda Mota dos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3660590708254524pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho final de mestrado profissional trata do componente curricular obrigatório de Ensino Religioso na rede municipal de ensino de Jacundá, no estado do Pará. O problema levantado na pesquisa foi: como o componente curricular de Ensino Religioso é representado pela comunidade escolar a partir das práticas pedagógicas, do seu currículo e mediado pela formação docente e legislação vigente? O objetivo do estudo é investigar como o componente de Ensino Religioso é representado na rede do sistema municipal de ensino de Jacundá. A pesquisa é do tipo bibliográfica e documental, sustentada, particularmente, nas bases legais que se ocupam do Ensino Religioso na educação básica, sobretudo, no ensino fundamental. Seguiu-se uma abordagem qualitativa no referencial teórico-metodológico, com base nas categorias da laicidade e do direito à educação. A pesquisa revelou que é necessário ser percorrido um caminho para a implantação de um componente curricular de Ensino Religioso, pautado numa prática educacional embasada na diversidade e na pluralidade cultural de ideias, onde possa existir diálogo e tolerância. Desta forma é possível proporcionar uma formação integral da pessoa estudante para diversidade e respeito a quem é diferente, a partir da religiosidade, da religião e da não religião.pt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
dc.publisher.departmentTeologiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Teologiapt_BR
dc.publisher.initialsESTpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2265119272632914pt_BR
dc.contributor.advisor1Brandenburg, Laude Erandi-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2720814127433525pt_BR
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