Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1096
Title: Experiência espiritual integradora em Teresa de Jesus: um itinerário de acompanhamento para nossos dias
metadata.dc.creator: Romio, Assunta
metadata.dc.contributor.advisor1: Adam, Júlio Cézar
Keywords: Teresa de Jesus;Itinerário espiritual;Acompanhante;Experiência integradora;TEOLOGIA PRÁTICA;Teresa of Jesus;Spiritual itinerary;Person who accompanies;Integrating experience
Issue Date: 10-Aug-2021
Publisher: Faculdades EST
Citation: ROMIO, Assunta. Experiência espiritual integradora em Teresa de Jesus: um itinerário de acompanhamento para nossos dias. 2021. 235 p. Tese (Doutorado) – Programa de Pós Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2021.
Series/Report no.: TD;227
metadata.dc.description.resumo: A presente tese visa apresentar, a partir dos escritos teresianos, contribuições da experiência integradora de Teresa de Jesus com a finalidade de oferecer um itinerário de acompanhamento espiritual para quem acompanha uma pessoa. A primeira parte trata do processo de integração que a Santa alcançou, tanto consigo, como com as pessoas e com Deus. Neste sentido, para compreender a sua vida e atuação, adentramos nos principais influxos: o contexto social, político, econômico, religioso, familiar, assim como as correntes teológicas e espirituais. É através da sua descoberta existencial, no encontro com Jesus Cristo e sua humanidade, que ela chega à integração em todas as suas dimensões. A segunda parte foca no relato da experiência mística da Santa, que a integra desde o interior e a impulsiona à missão. Na sequência, a pesquisa apresenta as influências desta experiência em sua vida e na sua espiritualidade. Os escritos teresianos narram o processo de lutas, descobertas, paixões, conversões, culminando com a história de amor e paixão, que a levou ao encontro existencial com Jesus Cristo, tornando-a mulher plenamente humana e santa. É a partir da sua experiência de relação com a mística cristã que ela passa a pautar a própria existência. Por isso, ela se atreve a multiplicar saberes, priorizando a formação de pessoas e de lideranças. A terceira parte apresenta a relação de Teresa de Jesus com elementos da natureza em seu caminho de oração e com aplicabilidade pedagógica. Sabemos que é missão dos seguidores e seguidoras de Jesus Cristo, não somente o cuidado com o ser humano, mas com toda a vida criada por Deus. Por isso, na sequência, são elencados elementos da Laudato Si e de alguns teólogos da Teologia da Latino América que, assim como a Santa, dão ênfase à integração do ser humano no seu contato com a criação e com Deus. A quarta e última parte busca elaborar um itinerário de acompanhamento espiritual para quem deseja acompanhar uma pessoa que busca fazer um caminho oracional, tendo como base a mistagoga Teresa de Jesus e sua experiência espiritual integradora. A pesquisa mostra que a espiritualidade teresiana pode ser considerada um legado profético aos anseios e necessidades atuais, por ser integradora e transformadora.
Description: 235 p.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1096
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
romio_a_TD227.pdfTexto completo PDF1.79 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons