Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1086
Title: As curas de Jesus e a medicina: contribuições à teologia da cura divina
metadata.dc.creator: Oliveira Júnior, Sérgio Moreira de
metadata.dc.contributor.advisor1: Hoefelmann, Verner
Keywords: Milagre;Teologia liberal;Teologia da cura divina;Curas de Jesus;LEITURA E ENSINO DA BÍBLIA;Miracle;Liberal theology;Theology of divine healing;Jesus' healings
Issue Date: 2-Jul-2021
Publisher: Faculdades EST
Citation: OLIVEIRA JÚNIOR, Sérgio Moreira de. As curas de Jesus e a medicina: contribuições à teologia da cura divina. 2021. 88 p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2021.
Series/Report no.: TMP;685
metadata.dc.description.resumo: A crença e o uso da crença em milagres, especialmente das curas miraculosas, é parte integrante dos evangelhos e está no centro da teologia e prática cristã. Apresentamos neste trabalho a conceituação de milagre, seu papel na obra messiânica de Jesus, e o enfrentamento filosófico-científico a respeito da sua possibilidade e credibilidade. As abordagens teológicas que historicamente se propuseram a responder ao ceticismo positivista, como o Deísmo, a Teologia Liberal e a Neo-ortodoxia, são exibidas e contrapontuadas com a ortodoxia do Método Histórico-Gramatical, defendido como racionalmente possível. Esclarecida a harmonia entre a razão e a fé, enfrentamos a questão da Teologia da Cura Divina e percebemos a fundamentação no sacrifício expiatório de Cristo como uma interpretação exegética possível, mas não exclusiva para fundamentar a fé nas curas sobrenaturais. Reconhecemos que a disputa teológica entre continuístas e cessacionistas não afeta a crença na atualidade dos milagres de cura, uma vez que a celeuma se dá a respeito da manutenção dos dons espirituais, não do milagre em si. Para delimitar um perfil do referencial bíblico do modelo de cura cristão, foram analisadas as curas de doenças orgânicas realizadas por Jesus e descritas nos Evangelhos canônicos, excluídas as curas em que se faz menção, direta ou indireta, a exorcismos ou de demonismo como causa das doenças. Evidenciamos que são marcas dos milagres de Jesus: a compaixão daquele que cura por aquele que sofre; a cura ocorrer de forma completa e integral; a cura não ocorrer gradualmente, a não ser que a divisão em etapas tenha alguma outra clara função educativa; a iniciativa da busca pela graça da cura pode partir tanto do doente, quanto de terceiros ou da própria vontade soberana de Deus; a falta de fé ou de arrependimento do doente não é um fator excludente da cura; não há apelo a objetos mágicos ou rituais místicos que detenham, eles mesmos, o poder miraculoso; o combate à propaganda de curas miraculosas é constante, visando uma fé voltada ao ensino que muda a vida dos seguidores e contra o utilitarismo prático da religião para o sujeito. A venda de milagres sob medida e com hora marcada de movimentos neopentecostais contemporâneos não guardam nenhuma correspondência com o padrão das Escrituras.
Description: 88 p.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1086
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
oliveira_júnior _tmp685.pdf503.79 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons