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dc.creatorOliveira Júnior, Sérgio Moreira de-
dc.date.accessioned2021-10-26T20:31:09Z-
dc.date.available2021-10-26T20:31:09Z-
dc.date.issued2021-07-02-
dc.identifier.citationOLIVEIRA JÚNIOR, Sérgio Moreira de. As curas de Jesus e a medicina: contribuições à teologia da cura divina. 2021. 88 p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1086-
dc.description88 p.pt_BR
dc.description.abstractThe belief and use of belief in miracles, especially miraculous healings, is an integral part of the gospels and is at the heart of Christian theology and practice. In this work, we present the concept of miracle, its role in the messianic work of Jesus, and the philosophical-scientific confrontation regarding its possibility and credibility. Theological approaches that historically set out to respond to positivist skepticism, such as Deism, Liberal Theology and Neo-orthodoxy, are exhibited and counterpointed with the orthodoxy of the Historical-Grammatical Method, defended as rationally possible. Having clarified the harmony between reason and faith, we face the question of the Theology of Divine Healing and we perceive the foundation in the atoning sacrifice of Christ as a possible exegetical interpretation, but not exclusive to base faith on supernatural cures. We recognize that the theological dispute between the continuists and cessationists does not affect the belief in the actuality of healing miracles, since the discussion is about the maintenance of spiritual gifts, not the miracle itself. To outline a profile of the biblical framework of the Christian healing model, the cures for organic diseases performed by Jesus and described in the canonical Gospels were analyzed, excluding those cures in which exorcisms or demonism were mentioned, directly or indirectly, as the cause of illnesses. We show that the marks of Jesus' miracles are: the compassion of the one who heals for the one who suffers; the cure to take place completely and integrally; healing does not occur gradually, unless the division into stages has some other clear educational function; the initiative in the search for the grace of healing can come from the sick, as well as from others or from the sovereign will of God; the sick person's lack of faith or repentance is not a factor that excludes healing; there is no appeal to magical objects or mystical rituals which themselves hold the miraculous power; the fight against the propaganda of miraculous cures is constant, aiming at a faith focused on teaching that changes the lives of followers and against the practical utilitarianism of religion for the subject. The sale of custom-made and scheduled miracles of contemporary neo-Pentecostal movements do not bear any correspondence with the pattern of Scripture.en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFaculdades ESTpt_BR
dc.relation.ispartofseriesTMP;685-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMilagrept_BR
dc.subjectTeologia liberalpt_BR
dc.subjectTeologia da cura divinapt_BR
dc.subjectCuras de Jesuspt_BR
dc.subjectLEITURA E ENSINO DA BÍBLIApt_BR
dc.subjectMiracleen
dc.subjectLiberal theologyen
dc.subjectTheology of divine healingen
dc.subjectJesus' healingsen
dc.titleAs curas de Jesus e a medicina: contribuições à teologia da cura divinapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Schmitt, Flávio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4051638587142121pt_BR
dc.contributor.referee2Wiese, Werner-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0728418354830041pt_BR
dc.description.resumoA crença e o uso da crença em milagres, especialmente das curas miraculosas, é parte integrante dos evangelhos e está no centro da teologia e prática cristã. Apresentamos neste trabalho a conceituação de milagre, seu papel na obra messiânica de Jesus, e o enfrentamento filosófico-científico a respeito da sua possibilidade e credibilidade. As abordagens teológicas que historicamente se propuseram a responder ao ceticismo positivista, como o Deísmo, a Teologia Liberal e a Neo-ortodoxia, são exibidas e contrapontuadas com a ortodoxia do Método Histórico-Gramatical, defendido como racionalmente possível. Esclarecida a harmonia entre a razão e a fé, enfrentamos a questão da Teologia da Cura Divina e percebemos a fundamentação no sacrifício expiatório de Cristo como uma interpretação exegética possível, mas não exclusiva para fundamentar a fé nas curas sobrenaturais. Reconhecemos que a disputa teológica entre continuístas e cessacionistas não afeta a crença na atualidade dos milagres de cura, uma vez que a celeuma se dá a respeito da manutenção dos dons espirituais, não do milagre em si. Para delimitar um perfil do referencial bíblico do modelo de cura cristão, foram analisadas as curas de doenças orgânicas realizadas por Jesus e descritas nos Evangelhos canônicos, excluídas as curas em que se faz menção, direta ou indireta, a exorcismos ou de demonismo como causa das doenças. Evidenciamos que são marcas dos milagres de Jesus: a compaixão daquele que cura por aquele que sofre; a cura ocorrer de forma completa e integral; a cura não ocorrer gradualmente, a não ser que a divisão em etapas tenha alguma outra clara função educativa; a iniciativa da busca pela graça da cura pode partir tanto do doente, quanto de terceiros ou da própria vontade soberana de Deus; a falta de fé ou de arrependimento do doente não é um fator excludente da cura; não há apelo a objetos mágicos ou rituais místicos que detenham, eles mesmos, o poder miraculoso; o combate à propaganda de curas miraculosas é constante, visando uma fé voltada ao ensino que muda a vida dos seguidores e contra o utilitarismo prático da religião para o sujeito. A venda de milagres sob medida e com hora marcada de movimentos neopentecostais contemporâneos não guardam nenhuma correspondência com o padrão das Escrituras.pt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
dc.publisher.departmentTeologiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Teologiapt_BR
dc.publisher.initialsESTpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4841579693857125pt_BR
dc.contributor.advisor1Hoefelmann, Verner-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3516948733028434pt_BR
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

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