Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1081
Title: | O empreendimento didático de Paulo em Gálatas como referência à atuação da Igreja Cristã no contexto Latino-americano |
metadata.dc.creator: | Dolny, Mateus Andrey |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Brandenburg, Laude Erandi |
Keywords: | Educação;Referências didáticas;Apóstolo Paulo;Gálatas;Teologia Latino-americana;TEOLOGIA PRÁTICA;Education;Didactic references;Apostle Paul;Galatians;Latin American theology |
Issue Date: | 25-Feb-2021 |
Publisher: | Faculdades EST |
Citation: | Dolny, Mateus Andrey. O empreendimento didático de Paulo em Gálatas como referência à atuação da Igreja Cristã no contexto Latino-americano. 2021. 124 p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2021. |
Series/Report no.: | TM;406 |
metadata.dc.description.resumo: | O argumento central desta dissertação é que referências didáticas a partir do campo da Educação podem trazer contribuições importantes para fomentar a ação educativa da Igreja Cristã na América Latina. A Igreja Cristã também pode perceber na carta do apóstolo Paulo aos Gálatas um exemplo a ser seguido em termos de práticas educativas. Os contextos da carta aos Gálatas indicam uma preocupação de Paulo com a contextualização e a efetividade de seu ensino. Nesse sentido, é possível falar em um empreendimento didático por parte do apóstolo. O objetivo principal da pesquisa é investigar em que medida as referências didáticas da Educação e de Paulo podem contribuir para a ação educativa da Igreja Cristã no contexto latino-americano. A análise foi elaborada por meio de pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza exploratória, que utiliza o procedimento de pesquisa bibliográfica. Os resultados da pesquisa indicam que o ensino baseado nas referências didáticas pode ser transformador de contextos de opressão. O ensino contextualizado, compreensível, que incentiva o pensamento crítico e autônomo e que parte da realidade vivida pelas pessoas aprendizes pode preparar pessoas capazes de proporem mudanças sociais positivas. Isto é o que as referências didáticas indicam e é o que o apóstolo Paulo tentou colocar em prática em sua carta aos Gálatas. Para que a Igreja Cristã latino-americana possa se beneficiar destas referências didáticas, a reflexão é contextualizada na América Latina. Isto é feito por meio de análise da Teologia da Libertação. Esta teologia é analisada como representante da Teologia Latino-americana por dois motivos: porque é possivelmente a única teologia autenticamente latino-americana, preocupada em fornecer respostas às questões e angústias pertinentes a este contexto; porque é uma teologia elaborada com características, motivações e finalidades muito semelhantes às das referências didáticas. Nesse sentido, levando em consideração as críticas pertinentes feitas a esta teologia, é um exemplo para a Igreja Cristã latino-americana de elaboração teológica. A essência da Igreja Cristã é ser transformadora de contextos de opressão. Além do anúncio sobre uma existência perfeita ainda por vir, sua principal missão é ir ao encontro do sofrimento das pessoas e oferecer possibilidades de transformação. Por meio de uma ação educativa baseada nas referências didáticas do campo da Educação e da carta aos Gálatas, a Igreja Cristã latino-americana pode preparar cristãos e cristãs que busquem maneiras de colocar esta missão em prática. |
Description: | 120 p. |
URI: | http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1081 |
Appears in Collections: | Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
dolny_m_tm406.pdf | Texto completo PDF | 773.52 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License