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dc.creatorDolny, Mateus Andrey-
dc.date.accessioned2021-08-13T20:22:27Z-
dc.date.available2021-08-13T20:22:27Z-
dc.date.issued2021-02-25-
dc.identifier.citationDolny, Mateus Andrey. O empreendimento didático de Paulo em Gálatas como referência à atuação da Igreja Cristã no contexto Latino-americano. 2021. 124 p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1081-
dc.description120 p.pt_BR
dc.description.abstractThe central argument of this dissertation is that didactic references from the field of Education can bring important contributions to foster the educational action of the Christian Church in Latin America. The Christian Church can also perceive in the apostle Paul's letter to the Galatians an example to be followed in terms of educational practices. The contexts of the letter to the Galatians indicate Paul's concern with the contextualization and effectiveness of his teaching. In this sense, it is possible to speak of a didactic undertaking on the part of the apostle. The main objective of the research is to investigate to what extent the didactic references of Education and Paulo can contribute to the educational action of the Christian Church in the Latin American context. The analysis was carried out by means of a qualitative research, with an exploratory nature, which uses the bibliographic research procedure. The research results indicate that teaching based on didactic references can be a transformer of contexts of oppression. Contextualized, understandable teaching that encourages critical and autonomous thinking and that stems from the reality experienced by the learners can prepare people capable of proposing positive social changes. This is what didactic references indicate and is what the apostle Paul tried to put into practice in his letter to the Galatians. In order for the Latin American Christian Church to benefit from these didactic references, the reflection is contextualized in Latin America. This is done through analysis of Liberation Theology. This theology is analyzed as a representative of Latin American Theology for two reasons: because it is possibly the only authentically Latin American theology, concerned with providing answers to the questions and anxieties pertinent to this context; because it is a theology elaborated with characteristics, motivations and purposes very similar to those of the didactic references. In this sense, taking into account the pertinent criticisms made of this theology, it is an example for the Latin American Christian Church of theological elaboration. The essence of the Christian Church is to be a transformer of contexts of oppression. In addition to announcing a perfect existence yet to come, its main mission is to approach people's suffering and offer possibilities for transformation. Through an educational action based on didactic references in the field of Education and the letter to the Galatians, the Latin American Christian Church can prepare Christians looking for ways to put this mission into practice.en
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nivel Superior (CAPES)pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFaculdades ESTpt_BR
dc.relation.ispartofseriesTM;406-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectReferências didáticaspt_BR
dc.subjectApóstolo Paulopt_BR
dc.subjectGálataspt_BR
dc.subjectTeologia Latino-americanapt_BR
dc.subjectTEOLOGIA PRÁTICApt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectDidactic referencesen
dc.subjectApostle Paulen
dc.subjectGalatiansen
dc.subjectLatin American theologyen
dc.titleO empreendimento didático de Paulo em Gálatas como referência à atuação da Igreja Cristã no contexto Latino-americanopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Streck, Gisela Isolde Waechter-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3906144692619471pt_BR
dc.contributor.referee2Baade, Joel Haroldo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6630678639154905pt_BR
dc.description.resumoO argumento central desta dissertação é que referências didáticas a partir do campo da Educação podem trazer contribuições importantes para fomentar a ação educativa da Igreja Cristã na América Latina. A Igreja Cristã também pode perceber na carta do apóstolo Paulo aos Gálatas um exemplo a ser seguido em termos de práticas educativas. Os contextos da carta aos Gálatas indicam uma preocupação de Paulo com a contextualização e a efetividade de seu ensino. Nesse sentido, é possível falar em um empreendimento didático por parte do apóstolo. O objetivo principal da pesquisa é investigar em que medida as referências didáticas da Educação e de Paulo podem contribuir para a ação educativa da Igreja Cristã no contexto latino-americano. A análise foi elaborada por meio de pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza exploratória, que utiliza o procedimento de pesquisa bibliográfica. Os resultados da pesquisa indicam que o ensino baseado nas referências didáticas pode ser transformador de contextos de opressão. O ensino contextualizado, compreensível, que incentiva o pensamento crítico e autônomo e que parte da realidade vivida pelas pessoas aprendizes pode preparar pessoas capazes de proporem mudanças sociais positivas. Isto é o que as referências didáticas indicam e é o que o apóstolo Paulo tentou colocar em prática em sua carta aos Gálatas. Para que a Igreja Cristã latino-americana possa se beneficiar destas referências didáticas, a reflexão é contextualizada na América Latina. Isto é feito por meio de análise da Teologia da Libertação. Esta teologia é analisada como representante da Teologia Latino-americana por dois motivos: porque é possivelmente a única teologia autenticamente latino-americana, preocupada em fornecer respostas às questões e angústias pertinentes a este contexto; porque é uma teologia elaborada com características, motivações e finalidades muito semelhantes às das referências didáticas. Nesse sentido, levando em consideração as críticas pertinentes feitas a esta teologia, é um exemplo para a Igreja Cristã latino-americana de elaboração teológica. A essência da Igreja Cristã é ser transformadora de contextos de opressão. Além do anúncio sobre uma existência perfeita ainda por vir, sua principal missão é ir ao encontro do sofrimento das pessoas e oferecer possibilidades de transformação. Por meio de uma ação educativa baseada nas referências didáticas do campo da Educação e da carta aos Gálatas, a Igreja Cristã latino-americana pode preparar cristãos e cristãs que busquem maneiras de colocar esta missão em prática.pt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
dc.publisher.departmentTeologiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Teologiapt_BR
dc.publisher.initialsESTpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1999649232289078pt_BR
dc.contributor.advisor1Brandenburg, Laude Erandi-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2720814127433525pt_BR
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

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