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http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1062
Title: | A pessoa negra frente à violência simbólica na escola |
metadata.dc.creator: | Sganzerlla, Evelin Sibele Ramalho |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Schaper, Valério Guilherme |
Keywords: | Escola;Violência-simbólica;Resiliência;Racismo;Intolerância religiosa;Afroteofobia;EDUCAÇÃO E RELIGIÃO;Resilience;School;Symbolic violence;Racism;Religious intolerance;Afrotheophobia |
Issue Date: | 10-Aug-2020 |
Publisher: | Faculdades EST |
Citation: | Sganzerlla, Evelin Sibele Ramalho. A pessoa negra frente à violência simbólica na escola. 2020. 265 p. Tese (Doutorado) – Programa de Pós Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2020. |
Series/Report no.: | TD;221 |
metadata.dc.description.resumo: | O presente trabalho tem como objetivo analisar como é percebida e subjetivada a violência simbólica na escola por estudantes afrodescendentes e o papel dos principais atores e atrizes envolvidas no contexto da Escola Juracy Magalhães Jr., situada em Cacha Pregos, Vera Cruz, região metropolitana de Salvador, BA. A hipótese central é de que a violência simbólica não produz dor física de imediato, pois se trata de uma construção social que, organizando-se subjetivamente de forma individualizada, é um componente vital dos mecanismos de reprodução da desigualdade e se inicia na família e na escola. Além disso, a estrutura social brasileira é marcada pela desigualdade social, em que a raça é determinante e consolida a força simbólica da violência. Qualquer que seja o movimento de resistência acaba sempre sendo visto como indolência, indisciplina e delinquência do crime organizado, do tráfico e que ameaçam o ambiente escolar. Nesse estudo, foram comparados diversos olhares de quem vive cotidianamente neste cenário: corpo discente, corpo docente, pessoas gestoras, corpo técnico-administrativo e pais e/ou responsáveis. Na sequência, foram focalizadas as representações dos sujeitos sobre as violências. O “corpus” do estudo foi estruturado através de gravações das entrevistas em áudio, transcrição e posteriormente análise. Para investigar respostas obtidas, foi utilizada a base teórica da Análise do Discurso francesa, ciência interpretativa que analisa e mobiliza questões relacionadas à história, à linguagem e à psicanálise. Este estudo tem o intuito de teorizar sobre a questão racial e as violências no ambiente escolar, apontando para viabilidade da construção de uma nova pedagogia, pautada na resiliência, como um possível caminho de superação do quadro de violência no ambiente escolar. |
Description: | 265 p. : il. |
URI: | http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1062 |
Appears in Collections: | Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST |
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