Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1061
Title: Uma teologia do corpo no retrato de Dorian Gray: uma análise da finitude e da vaidade na perspectiva do pensamento de Rubem Alves
metadata.dc.creator: Barcellos, Eliana Cristina Caporale
metadata.dc.contributor.advisor1: Reblin, Iuri Andréas
Keywords: Teologia;Literatura;Finitude;Vaidade;EDUCAÇÃO E RELIGIÃO;Theology;Literature;Finitude;Vanity
Issue Date: 25-Aug-2020
Publisher: Faculdades EST
Citation: BARCELLOS, Eliana Cristina Caporale. Uma teologia do corpo no retrato de Dorian Gray: uma análise da finitude e da vaidade na perspectiva do pensamento de Rubem Alves. 2020. 190 p. Tese (Doutorado) – Programa de Pós Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2020.
Series/Report no.: TD;224
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho analisa como a obra ficcional de "O Retrato de Dorian Gray" apresenta a ideia de finitude e de vaidade e qual seus loci theologici para uma teologia do corpo a partir de Rubem Alves. As transformações do mundo moderno há muito têm proporcionado inúmeras discussões, em que diferentes áreas do conhecimento possam se encontrar. Nesse sentido, a presente pesquisa aproxima o campo teológico e o campo literário, para que esse diálogo resulte em novas percepções, no intuito de subsidiar o discurso epistêmico entre ambas, com ênfase na perspectiva antropológica teológica e antropológica literária. Diante disso, a pesquisa procura responder: Como a obra ficcional de ―O Retrato de Dorian Gray‖ expressa as preocupações teológicas da finitude e da vaidade a partir de um diálogo com a teologia do corpo de Rubem Alves? Para tanto, a pesquisadora se utiliza do método cartográfico-crítico que dispõe de diferentes etapas, que, por sua vez, perfaz a obra literária em uma investigação detalhada, ao trazer uma visão macro e micro do texto em análise, como também, de forma transdisciplinar. Assim, em um primeiro momento, a pesquisa apresenta um panorama da Teologia, Literatura e suas interfaces, bem como aspectos estruturais do romance. Em um segundo momento, busca-se evidenciar como Oscar Wilde revela aspectos sociais, econômicos e políticos que perfazem a obra, no intuito de apontar os ideais estéticos do autor e suas reverberações. Em um terceiro momento, vislumbra-se a contextualização histórica sobre corporeidade, a perspectiva teológica alvesiana, no intento de analisar finitude e vaidade expressas no personagem Dorian Gray. Por fim, constata-se, através da análise realizada da obra, que a Literatura é fonte de possíveis reflexões teológicas e pode agregar a Teologia um discurso profícuo, as quais em suas particularidades remetem a uma compreensão do ser humano e de suas apreensões diante da vida. Assim, evidenciam-se interfaces existentes entre a Literatura e a Teologia, uma vez que é da análise hermenêutica que o fazer teológico encontra acesso à interioridade humana, como também, à revelação divina, essa última, condição primordial da Teologia.
Description: 190 p. : il.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1061
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
barcellos _ecc_td_224.pdfTexto completo PDF1.72 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons