Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1058
Title: O ethos no discurso pastoral do neopentecostalismo brasileiro: uma análise teológico-discursiva
metadata.dc.creator: Sousa, José Maria de Melo
metadata.dc.contributor.advisor1: Adam, Júlio Cézar
Keywords: Ethos;Sujeito enunciador;Discurso;Neopentecostalismo;TEOLOGIA PRÁTICA;Ethos;Enunciating subject;Discourse;Neopentecostalism
Issue Date: 17-Mar-2020
Publisher: Faculdades EST
Citation: SOUSA, José Maria de Melo. O ethos no discurso pastoral do neopentecostalismo brasileiro: uma análise teológico-discursiva. 2020. 110 p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2020.
Series/Report no.: TM;357
metadata.dc.description.resumo: O objetivo da presente dissertação foi o de analisar, em uma perspectiva teológico-discursiva, o ethos no discurso pastoral do neopentecostalismo brasileiro, a partir de pronunciamentos do pastor Edir Macedo, da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD). Trata-se de uma pesquisa qualitativa e interpretativa cujo corpus é composto por dois vídeos postados na plataforma YouTube, em 2019, intitulados “Direito à prosperidade” e “No altar é tudo por tudo”. A base teórica está fundamentada na Análise do Discurso Francesa (ADF), recorrendo-se aos autores Charaudeau e Maingueneau (2004), Foucault (2005), Amossy (2007; 2018), Orlandi (2003), dentre outros/as, bem como na Teologia Cristã e Homilética como Adam (2016), Moraes (2005), Peterson (2000) e White (2003). Os resultados da pesquisa demonstram que, em seus discursos postados no YouTube, o pastor Edir Macedo, age como sujeito comunicante, ao engendrar seu projeto de fala, e como enunciador ao produzir uma encenação com vistas à persuasão dos destinatários, em sua maioria, pessoas em situação de marginalização social. Os discursos do pastor projetam um ethos de messianismo e empreendedorismo, em vez de um ethos profético-evangélico, nos moldes daquilo que prega o cristianismo. Numa perspectiva polifônica, a voz do pastor é também a voz da IURD que, por sua vez, se apresenta como uma forma de neopentecostalismo. As evidências teológico-linguísticas demonstram, no entanto, que se trata de um fenômeno sociocultural que se utiliza de um discurso metaenunciativo. Concluímos que o ethos discursivo projetado pelo pastor indica um rompimento com os posicionamentos doutrinários que servem de base para a perspectiva evangélica-cristã.
Description: 110 p.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1058
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
sousa_jm_tm357.pdfTexto completo PDF653 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons