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dc.creatorSousa, José Maria de Melo-
dc.date.accessioned2021-03-31T22:38:28Z-
dc.date.available2021-03-31T22:38:28Z-
dc.date.issued2020-03-17-
dc.identifier.citationSOUSA, José Maria de Melo. O ethos no discurso pastoral do neopentecostalismo brasileiro: uma análise teológico-discursiva. 2020. 110 p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1058-
dc.description110 p.pt_BR
dc.description.abstractThe objective of this dissertation was to analyze, in a theological-discursive perspective, the ethos in the pastoral discourse of Brazilian neo-Pentecostalism, based on statements by Pastor Edir Macedo, from the Universal Church of the Kingdom of God (IURD). This is a qualitative and interpretative research the corpus of which consists of two videos posted on the YouTube platform, in 2019, entitled “Right to prosperity” and “On the altar it’s everything for everything”. The theoretical basis is based on the French Discourse Analysis (ADF), using the authors Charaudeau and Maingueneau (2004), Foucault (2005), Amossy (2007; 2018), Orlandi (2003), among others, as well as on Christian and Homiletic Theology like Adam (2016), Moraes (2005), Peterson (2000) and White (2003). The results of the research demonstrate that, in his speeches posted on YouTube, Pastor Edir Macedo, acts as a communicating subject, when engendering his speech project, and as an enunciator when producing a staging with a view to persuading the recipients, mostly people in a situation of social marginalization. The pastor's speeches project an ethos of messianism and entrepreneurship, instead of a prophetic-evangelical ethos, along the lines of what Christianity preaches. From a polyphonic perspective, the pastor's voice is also the voice of the IURD, which in turn presents itself as a form of neo-Pentecostalism. The theological-linguistic evidence shows, however, that it is a sociocultural phenomenon that uses a metaenunciative discourse. We conclude that the discursive ethos projected by the pastor indicates a break with the doctrinal positions that serve as a basis for the evangelical-Christian perspective.en
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nivel Superior (CAPES)pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFaculdades ESTpt_BR
dc.relation.ispartofseriesTM;357-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEthospt_BR
dc.subjectSujeito enunciadorpt_BR
dc.subjectDiscursopt_BR
dc.subjectNeopentecostalismopt_BR
dc.subjectTEOLOGIA PRÁTICApt_BR
dc.subjectEthosen
dc.subjectEnunciating subjecten
dc.subjectDiscourseen
dc.subjectNeopentecostalismen
dc.titleO ethos no discurso pastoral do neopentecostalismo brasileiro: uma análise teológico-discursivapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Schmitt, Flávio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4051638587142121pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Marinilson Barbosa da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9320767757082850pt_BR
dc.description.resumoO objetivo da presente dissertação foi o de analisar, em uma perspectiva teológico-discursiva, o ethos no discurso pastoral do neopentecostalismo brasileiro, a partir de pronunciamentos do pastor Edir Macedo, da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD). Trata-se de uma pesquisa qualitativa e interpretativa cujo corpus é composto por dois vídeos postados na plataforma YouTube, em 2019, intitulados “Direito à prosperidade” e “No altar é tudo por tudo”. A base teórica está fundamentada na Análise do Discurso Francesa (ADF), recorrendo-se aos autores Charaudeau e Maingueneau (2004), Foucault (2005), Amossy (2007; 2018), Orlandi (2003), dentre outros/as, bem como na Teologia Cristã e Homilética como Adam (2016), Moraes (2005), Peterson (2000) e White (2003). Os resultados da pesquisa demonstram que, em seus discursos postados no YouTube, o pastor Edir Macedo, age como sujeito comunicante, ao engendrar seu projeto de fala, e como enunciador ao produzir uma encenação com vistas à persuasão dos destinatários, em sua maioria, pessoas em situação de marginalização social. Os discursos do pastor projetam um ethos de messianismo e empreendedorismo, em vez de um ethos profético-evangélico, nos moldes daquilo que prega o cristianismo. Numa perspectiva polifônica, a voz do pastor é também a voz da IURD que, por sua vez, se apresenta como uma forma de neopentecostalismo. As evidências teológico-linguísticas demonstram, no entanto, que se trata de um fenômeno sociocultural que se utiliza de um discurso metaenunciativo. Concluímos que o ethos discursivo projetado pelo pastor indica um rompimento com os posicionamentos doutrinários que servem de base para a perspectiva evangélica-cristã.pt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
dc.publisher.departmentTeologiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Teologiapt_BR
dc.publisher.initialsESTpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5651717745140412pt_BR
dc.contributor.advisor1Adam, Júlio Cézar-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1768006061329443pt_BR
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

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