Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1051
Title: Constituir-se docente no ensino religioso: memórias, trajetórias, desafios e possibilidades no processo autoformativo de docentes da Rede Marista de Educação
metadata.dc.creator: Ferreira, Renan da Costa
metadata.dc.contributor.advisor1: Brandenburg, Laude Erandi
Keywords: Ensino Religioso;Educação;Autoformação;Formação docente;Rede Marista;TEOLOGIA PRÁTICA;Religious Education;Education;Self-training;Teacher training;Marist Network
Issue Date: 11-Aug-2020
Publisher: Faculdades EST
Citation: FERREIRA, Renan da Costa. Constituir-se docente no ensino religioso: memórias, trajetórias, desafios e possibilidades no processo autoformativo de docentes da Rede Marista de Educação. 2020. 105 p Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2020.
Series/Report no.: TM;360
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho apresenta reflexões acerca dos processos de constituição docente no Ensino Religioso, de pessoas docentes que atuam em uma rede confessional de ensino. Enquanto processos formativos, investigou-se especificamente os movimentos formativos denominados como autoformativos, visto que eles são caracterizados por uma tomada de consciência e de autonomia das pessoas docentes sobre seus próprios processos formativos. Apostando no método autobiográfico de pesquisa como o mais condizente com os objetivos desta pesquisa, os dados obtidos para resolução da problemática de pesquisa, emergiram através de memoriais de formação, por onde, de forma autônoma, as pessoas docentes interlocutoras da pesquisa puderam relatar de maneira aberta e livre sobre o que consideravam como autoformativo em seus processos de constituição enquanto docentes no Ensino Religioso. Para análise e interpretação dos dados, a pesquisa fez uso da análise textual discursiva (ATD), justamente por sua proposta de valorização do material empírico e, também, de suas possibilidades de organização e interpretação dos mesmos. Assim, a pesquisa estruturou-se em quatro partes. A primeira parte aborda os elementos que mobilizam a presente pesquisa, refletindo sobre a questão da formação docente no Brasil, as especificidades da formação docente no Ensino Religioso e aquilo que se compreende enquanto processos autoformativos. A segunda parte apresenta o contexto institucional da pesquisa, onde evidencia-se a proposta educativa da Rede Marista, bem como aquilo que é próprio do Ensino Religioso, a saber, um ensino plural, fundamentado em princípios de diversidade e não confessional. A terceira parte da pesquisa aborda o percurso metodológico da pesquisa, aprofundando a dimensão da pesquisa autobiográfica como um recurso rico e impregnado de sentido, bem como o método de análise de dados realizados através da análise textual discursiva. A quarta parte da pesquisa revela o que fora comunicado pelos interlocutores da pesquisa por meio dos memoriais de formação e de suas análises, da qual originaram-se três categorias de interpretação denominadas: Histórias de vida e formação - onde concentram-se os elementos de compreensão do processo de constituição docente no Ensino Religioso; a categoria autoformação - de onde surgem os elementos de mobilização e conscientização das pessoas docentes sobre seus processos de constituição docente no Ensino Religioso; e a categoria realidade docente, onde são elucidados os aspectos da realidade docente no componente curricular de Ensino Religioso.
Description: 105 p.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1051
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ferreira_rc_tm360.pdfTexto completo PDF1.15 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons