Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1045
Title: | As contribuições da coordenação de diaconia para o desenvolvimento da práxis diaconal da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil: seminários nacionais e publicações |
metadata.dc.creator: | Oliveira, Dionata Rodrigues de |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Gaede Neto, Rodolfo |
Keywords: | Diaconia;Coordenação de Diaconia da IECLB;Práxis Diaconal;Seminários Nacionais de Diaconia;Publicações;TEOLOGIA PRÁTICA;Diakonia;Diakonia Coordination of IECLB;Diaconal Praxis;Diakonia National Seminars;Publications |
Issue Date: | 4-Aug-2020 |
Publisher: | Faculdades EST |
Citation: | OLIVEIRA, Dionata Rodrigues de. As contribuições da coordenação de diaconia para o desenvolvimento da práxis diaconal da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil: seminários nacionais e publicações. 2020. 175 p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2020. |
Series/Report no.: | TM;358 |
metadata.dc.description.resumo: | Esta pesquisa tem por objetivo responder à seguinte pergunta: em que medida a Coordenação de Diaconia contribuiu para o desenvolvimento da práxis diaconal na Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil a partir de seminários e publicações? Para responder a tal questionamento, faz-se necessário estruturar a pesquisa em três capítulos. No primeiro capítulo, há uma reflexão ao entorno do quadro que molda, em linhas gerais, a história da diaconia na Igreja até chegar à criação do Departamento de Diaconia. Isto permite conhecer algumas decisões históricas da IECLB, bem como entender para qual finalidade e com qual objetivo o departamento foi criado. O segundo capítulo aborda os seminários nacionais, os quais foram uma das formas que a coordenação encontrou para atingir seu objetivo de divulgar a diaconia, criando, multiplicando e fortalecendo ações diaconais no âmbito da IECLB. O terceiro capítulo enfatiza as publicações da Coordenação de Diaconia, sendo tematizadas aquelas em que houve protagonismo da coordenação, quer seja por publicação própria, coedição ou adaptação de traduções, principalmente de material ou cursos utilizados por Igrejas parceiras da IECLB na Alemanha. Como referenciais, utilizam-se documentos oficiais como atas, boletins informativos da IECLB e materiais produzidos como resultados de eventos para a multiplicação temática, além de autorias como Ruthild Brakemeier, Rodolfo Gaede Neto, Kjell Nordstokke, Hildegart Hertel e Hulda Hertel para a redação do capítulo que aproxima e situa pessoa leitora do contexto da diaconia e da criação do Departamento de Diaconia. Para uma correta contextualização, também se fez uso do relatório de 1984 do Conselho da Obra Diaconal da IECLB. Por tratar-se de uma dissertação que almeja extrair da história uma prática, mediante uma aproximação narrativa, utiliza-se de uma metodologia de Teologia Prática para a redação denominada de Narrative Approaches, de R. Ruard Ganzevoort, que faz parte do livro The Wiley-Blackwell Compenion to Practical Theology. Esta metodologia caracteriza-se pelos seguintes passos: estrutura, perspectiva, tom, atribuição de função, posicionamento relacional e justificativa para um público. Esta aproximação narrativa é de crucial importância para dois momentos da dissertação. Tanto a redação como as análises apreciativas que concluem segundo e terceiro capítulos contam com o suporte que esta metodologia fornece. A partir deste método aplicado, evidencia-se uma caminhada que conduz para a compreensão de que a Coordenação de Diaconia buscou contribuir para a práxis diaconal, trabalhando conceitos fundamentais (implícita e explicitamente) para a diaconia da IECLB: Empoderamento, Metodologia diaconal e Transformação. |
Description: | 175 p. il. |
URI: | http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1045 |
Appears in Collections: | Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
oliveira_dr_tm358.pdf | Texto completo PDF | 1.56 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License