Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1044
Title: Língua alemã e o mito fundador no luteranismo: um estudo em escolas da Rede Sinodal de Educação
metadata.dc.creator: Mombach, Lauri Alfonso
metadata.dc.contributor.advisor1: Reblin, Iuri Andréas
Keywords: Rede Sinodal de Educação;Língua alemã;Linguagem;Protagonismo Luterano;TEOLOGIA PRÁTICA;Synodical Education Network;German language;Language;Lutheran Protagonism
Issue Date: 10-Mar-2020
Publisher: Faculdades EST
Citation: MOMBACH, Lauri Alfonso. Língua alemã e o mito fundador no luteranismo: um estudo em escolas da Rede Sinodal de Educação. 2020. 147 p. Tese (Doutorado) – Programa de Pós Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2020.
Series/Report no.: TD;208
metadata.dc.description.resumo: A língua alemã chega ao Brasil no início do século 19 mantendo-se como o principal elo de comunicação entre os imigrantes alemães. Ela se constitui como um aporte para a transmissão e manutenção de um determinado jeito de ser, uma identidade cultural e religiosa. Analisar o seu lugar na história, na perspectiva do surgimento do luteranismo, buscando a ponte entre Matinho Lutero e escolas da Rede Sinodal de Educação, constitui o objetivo primeiro dessa pesquisa. Propomos um olhar de análise sobre o lugar da língua alemã na história de escolas luteranas no sul do Brasil para identificar em que medida a organização institucional, acadêmica, pedagógica dessas escolas, e, nelas, o fomento à língua alemã, se articula com os valores religiosos confessionais e a manutenção de uma narrativa de protagonismo luterano. Ao mesmo tempo em que o ensino da língua alemã confere às instituições um diferencial frente à maioria das escolas particulares, ele serve como instrumento de afirmação de uma identidade alemã. A pesquisa, de cunho qualitativo, é desenvolvida a partir de três escolas da Rede Sinodal: Instituto Ivoti - Ivoti/RS, Colégio Sinodal – São Leopoldo/RS e a SETREM – Sociedade Educacional Três de Maio – Três de Maio/RS, todas construídas sob os alicerces históricos de comunidades de imigrantes alemães. O fato de entrarmos em três escolas nos permite compreender as diretrizes mestras da Rede Sinodal e como elas repercutem e se aplicam concretamente. As entrevistas feitas a professores e coordenadores e a análise documental levam a compreender que um dos papéis das escolas está na superação cultural do imaginário da língua alemã como uma língua feia, de “gente sem cultura.” Quando as escolas abrem espaço ao ensino da língua alemã, abrem espaço para que a história seja recontada. Aqui há memória, simbolismo, emoção e protagonismo. Ensina-se a língua alemã pelo valor em si da língua, pelo que ela representa na história e pelas possibilidades que ela oferece na atualidade. E é justamente nesse valor histórico que a língua carrega, que está seu lugar simbólico, ideológico e a ideia do mito fundador. A língua alemã está nas escolas da Rede Sinodal, recebendo um tratamento diferenciado e, de algum modo, ajuda a traçar uma linha histórica no luteranismo, ponte entre o passado e o presente. Ela está ligada ao um protagonismo luterano, pois confere um “algo a mais” e independe da coerência entre o fato histórico e o imaginário social, mas está nas condições e nas razões de sua criação. E é pela língua que a história é conhecida e perpassa as gerações. É nessa perspectiva que podemos dizer que o mito fundador persiste criando novos contornos de realidade, sendo sustentado na linguagem que potencializa o universo simbólico humano.
Description: 147 p. : il.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1044
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mombach_la_td208.pdfTexto completo PDF1.33 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons