Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1037
Title: Adolescência e igreja: caminhos para uma práxis teológica protagonista, resiliente e identitária
metadata.dc.creator: Campos, Robson Jubrica de
metadata.dc.contributor.advisor1: Adam, Júlio Cézar
Keywords: Adolescência;Igreja;Protagonismo;Resiliência;Identidade;Práxis teológica;DIMENSÕES DO CUIDADO E PRÁTICAS SOCIAIS;Adolescence;Church;Protagonism;Resilience;Identity;Theological práxis
Issue Date: 3-Apr-2020
Publisher: Faculdades EST
Citation: CAMPOS, Robson Jubrica de. Adolescência e igreja: caminhos para uma práxis teológica protagonista, resiliente e identitária. 2020. 89 p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2020.
Series/Report no.: TMP;664
metadata.dc.description.resumo: O trabalho busca compreender a atual relação entre a igreja e os adolescentes. Percebe-se certa dificuldade nessa relação, tanto por parte dos adolescentes quanto por parte da igreja. Na questão dos adolescentes, vemos uma fase de transição que por vezes necessita de uma ajuda muito mais do que a própria sociedade compreende. Também uma adolescência que requer um protagonismo que não pode caminhar apenas como coadjuvante ou uma prestação de serviço. Sobre a igreja pesa uma teologia, por vezes, considerada adulta, e que dificulta a comunicação com os adolescentes. Para tanto, buscou-se identificar a relação entre protagonismo, resiliência e identidade, bem como a interface desses aspectos na relação adolescência e igreja. Dividimos essa pesquisa em três partes, sendo as duas primeiras dedicadas para a compreensão da relação entre adolescência e igreja. E, na terceira parte, uma possível práxis teológica que favoreça essa convivência. Essa práxis teológica protagonista, resiliente e identitária aponta para onde seja possível acolher aqueles que desejam entrar. Na igreja, os adolescentes podem ser acolhidos e aceitos em suas formas de pensar e agir, com suas diferenças e semelhanças, podendo desenvolver sua identidade e, com isso, serem protagonistas de suas vidas. Considera-se que uma teologia bem aprofundada contribui para compreender a manifestação do divino na experiência de vida do adolescente.
Description: 89 p.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1037
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
campos_rj_tmp664.pdfTexto completo PDF815.77 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons