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dc.creatorCampos, Robson Jubrica de-
dc.date.accessioned2020-09-21T20:11:00Z-
dc.date.available2020-09-21T20:11:00Z-
dc.date.issued2020-04-03-
dc.identifier.citationCAMPOS, Robson Jubrica de. Adolescência e igreja: caminhos para uma práxis teológica protagonista, resiliente e identitária. 2020. 89 p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1037-
dc.description89 p.pt_BR
dc.description.abstractThe work seeks to understand the current relationship between the church and adolescents. There is a certain difficulty in this relationship, both on the part of adolescents and on the part of the church. On the issue of adolescents, we see a transition phase that sometimes needs help far more than society itself understands. It is also an adolescence that requires a protagonism that cannot simply walk along as an adjunct or a provider of services. A theology, sometimes considered adult, weighs heavily on the church, which makes communication with teenagers difficult. To this end, we sought to identify the relationship between protagonism, resilience and identity, as well as the interface of these aspects in the relationship between adolescence and the church. We divided this research into three parts, the first two being dedicated to understanding the relationship between adolescence and the church. And, in the third part, a possible theological praxis that favors this coexistence. This protagonist, resilient and identity theological praxis points to where it is possible to welcome those who wish to enter. In the church, teenagers can be welcomed and accepted in their ways of thinking and acting, with their differences and similarities, being able to develop their identity and, thus, be protagonists of their lives. It is considered that a deeply [studied] theology contributes to understanding the manifestation of the divine in the adolescent's life experience.en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFaculdades ESTpt_BR
dc.relation.ispartofseriesTMP;664-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAdolescênciapt_BR
dc.subjectIgrejapt_BR
dc.subjectProtagonismopt_BR
dc.subjectResiliênciapt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectPráxis teológicapt_BR
dc.subjectDIMENSÕES DO CUIDADO E PRÁTICAS SOCIAISpt_BR
dc.subjectAdolescenceen
dc.subjectChurchen
dc.subjectProtagonismen
dc.subjectResilienceen
dc.subjectIdentityen
dc.subjectTheological práxisen
dc.titleAdolescência e igreja: caminhos para uma práxis teológica protagonista, resiliente e identitáriapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Herbes, Nilton Eliseu-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6241748367735018pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Marinilson Barbosa da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9320767757082850pt_BR
dc.description.resumoO trabalho busca compreender a atual relação entre a igreja e os adolescentes. Percebe-se certa dificuldade nessa relação, tanto por parte dos adolescentes quanto por parte da igreja. Na questão dos adolescentes, vemos uma fase de transição que por vezes necessita de uma ajuda muito mais do que a própria sociedade compreende. Também uma adolescência que requer um protagonismo que não pode caminhar apenas como coadjuvante ou uma prestação de serviço. Sobre a igreja pesa uma teologia, por vezes, considerada adulta, e que dificulta a comunicação com os adolescentes. Para tanto, buscou-se identificar a relação entre protagonismo, resiliência e identidade, bem como a interface desses aspectos na relação adolescência e igreja. Dividimos essa pesquisa em três partes, sendo as duas primeiras dedicadas para a compreensão da relação entre adolescência e igreja. E, na terceira parte, uma possível práxis teológica que favoreça essa convivência. Essa práxis teológica protagonista, resiliente e identitária aponta para onde seja possível acolher aqueles que desejam entrar. Na igreja, os adolescentes podem ser acolhidos e aceitos em suas formas de pensar e agir, com suas diferenças e semelhanças, podendo desenvolver sua identidade e, com isso, serem protagonistas de suas vidas. Considera-se que uma teologia bem aprofundada contribui para compreender a manifestação do divino na experiência de vida do adolescente.pt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
dc.publisher.departmentTeologiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Teologiapt_BR
dc.publisher.initialsESTpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1659718482255029pt_BR
dc.contributor.advisor1Adam, Júlio Cézar-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1768006061329443pt_BR
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

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