Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1029
Title: Código de ética dos servidores do município de Lucas do Rio Verde
metadata.dc.creator: Ficagna, Maroni Veronice
metadata.dc.contributor.advisor1: Zanella, José Caetano
Keywords: Ética;Diretrizes do Código de Ética;Servidor público;Código Ética de Lucas do Rio Verde;EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE;Ethics;Ethics code guidelines;Public servant;Code of ethics of Lucas do Rio Verde
Issue Date: 17-Jan-2020
Publisher: Faculdades EST
Citation: FICAGNA, Maroni Veronice. Código de ética dos servidores do município de Lucas do Rio Verde. 2019. 72 p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2019.
Series/Report no.: TMP;661
metadata.dc.description.resumo: Ética é uma conduta tipicamente humana. Na sociedade todos possuem direitos e deveres, cada indivíduo tem o papel de cumprir com seus deveres e exigir seus direitos. Este trabalho bibliográfico foi desenvolvido com objetivo de conhecer e refletir sobre o código de ética e suas nuances, ao qual estão submetidos os servidores públicos do município de Lucas do Rio Verde-MT. A pesquisa é sobre a importância da ética, bem como a conceituação que regulamenta ou conduz o comportamento humano, especialmente os servidores da esfera municipal da cidade em questão. Refletiu-se a respeito da base das normas, dos valores, das leis, das advertências e das eventuais punições, quando necessárias. Elementos estes presentes em qualquer realidade da administração pública do país, os quais devem obediência a Constituição Federal e aos Códigos de Éticas de seus respectivos órgãos, de cada setor administrativo público, sejam eles federal ou restritivamente municipal, como no caso do município desta pesquisa. Este trabalho verifica além das observações da literatura sobre a Ética: sua origem, suas interferências ao longo do tempo das culturas, das religiões e, as determinantes que definem o momento do uso ou do desuso por uma sociedade. Para os servidores públicos são enumerados as regras e o comportamento de cada um diante de suas ações na função do seu cargo público. Para tanto esta pesquisa comporta todas as especificidades do código, retratando como cada agente público do município deve se comportar no ambiente profissional, quais devem ser suas atitudes na esfera social e, do acordado por este ao acessar ou ingressar à função pública no munícipio. O presente trabalho teve como objetivo geral compreender as diferentes conspecções acerca do tema ética a partir da visão de diferentes autores, analisando e comparando com o código de ética vigente no município de Lucas do Rio Verde. Por sua vez, os objetivos específicos foram compreender as conspecções em relação aos códigos de ética na esfera pública, analisar e comparar com o código de ética vigente no município de Lucas do Rio Verde e verificar sua constitucionalidade. Observou-se que o referido código atende as especificações da Constituição Federal e seus artigos de conduta em seus diferentes campos. Atende em especifico o artigo 37º da CF.
Description: 72 p.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1029
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ficagna_mv_tmp661.pdf898.25 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons