Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1028
Title: | Formação de professores e professoras e a prática docente no ensino religioso nos anos finais do ensino fundamental no Amazonas |
metadata.dc.creator: | Santos, Raimunda Mota dos |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Brandenburg, Laude Erandi |
Keywords: | Educação;Ensino religioso;Formação de professores e professoras;Sistema de ensino do Amazonas e práxis docente;RELIGIÃO E EDUCAÇÃO;Religious education;Teacher training;Teaching system of the state of Amazonas and teacher praxis |
Issue Date: | 10-Jan-2020 |
Publisher: | Faculdades EST |
Citation: | SANTOS, Raimunda Mota dos. Formação de professores e professoras e a prática docente no ensino religioso nos anos finais do ensino fundamental no Amazonas. 2020. 200 p. Tese (Doutorado) – Programa de Pós Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2020. |
Series/Report no.: | TD;202 |
metadata.dc.description.resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo analisar a prática pedagógica na perspectiva da formação de professores e professoras do Ensino Religioso nos anos finais no Ensino Fundamental da Rede Estadual de Ensino na cidade de Manaus/AM. Partindo desta premissa, esta pesquisa tem como objeto de estudo a formação e a prática docente no Ensino Religioso nos Anos Finais no Ensino Fundamental II nas Escolas da Rede Pública Estadual em Manaus/AM. Pela legislação vigente, este ensino compõe a matriz curricular normal da escola pública e requer professores e professoras com habilitação e competência. Estas condições impõem novas exigências ao Ensino Religioso Escolar e ampliam os requisitos a profissionais que poderão atuar na área. A Lei nº 9.475/97 define que os procedimentos para habilitação e admissão de professores e professoras de Ensino Religioso cabem aos sistemas de ensino. Esta pesquisa procurou responder à seguinte questão norteadora: Como as práticas docentes no Ensino Religioso associam-se aos princípios epistemológicos e pressupostos jurídicos dessa área e às necessidades de estudantes da Rede Pública Estadual nas escolas do município de Manaus/AM? Os objetivos específicos foram: Identificar aspectos históricos e jurídicos que incidem sobre o Ensino Religioso ao longo de sua existência no Estado do Amazonas; analisar epistemologicamente o Ensino Religioso mostrando a sua relevância para a construção do saber na formação docente no Amazonas; verificar como se articulam os princípios e pressupostos orientadores do Ensino Religioso com a prática pedagógica no Ensino Fundamental nos anos finais. A formação do professor e da professora e a utilização de materiais nas práxis docente, no caso do Ensino Religioso, não estão associadas ao modismo ou à necessidade de atualização e com as inovações, mas na continuidade desta formação e na utilização de ferramenta didática capaz de proporcionar uma abordagem ao Ensino Religioso mais atrativa e contextual. Neste sentido uma pesquisa de Doutorado em Teologia cujo Área de Concentração é Religião e Educação possibilitou este estudo. A pesquisa desenvolveu-se em uma Escola Estadual localizada na Zona Oeste da cidade (CDE04) e nos Encontros de Formação de Professores e Professoras. Foi a metodologia qualitativa tendo como abordagem o estudo exploratório descritivo, a análise documental e entrevistas realizada com docentes e questionário para estudantes da escola acima citada. O respaldo teórico fundamentou-se em autores e autoras que tratam da metodologia, da formação docente de maneira geral, de Ensino Religioso. A discussão dos resultados é apresentada de forma descritiva a partir da análise das entrevistas e dos questionários, na perspectiva da implicação dos mesmos para a forma como a temática da formação e a práxis docente do Ensino Religioso vem sendo trabalhada nas escolas, no sistema estadual de ensino como um todo. Finaliza-se este trabalho de pesquisa apresentando as conclusões e recomendações, às quais foi possível chegar neste momento, dados os limites da mesma e a certeza de que muito precisa ser pesquisado e transformado em postulados científicos no que diz respeito à Formação de professores e professoras e as suas práxis adequadas na inserção da educação, em especial, nos Anos Finais do Ensino Fundamental, por meio do Ensino Religioso. |
Description: | 200 p. : il. |
URI: | http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1028 |
Appears in Collections: | Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Santos_rm_202.pdf | Texto completo PDF | 1.97 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License