Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1026
Title: Escola Bíblica Dominical no PECC: um projeto de aperfeiçoamento da educação cristã na IEADAM
metadata.dc.creator: Lima, Maria Jose Costa
metadata.dc.contributor.advisor1: Brandenburg, Laude Erandi
Keywords: Escola Bíblica Dominical;Programa de Educação Cristã Continuada;Assembleia de Deus;RELIGIÃO E EDUCAÇÃO;Sunday Bible School;Continuing Christian Education Program;Assembly of God
Issue Date: 9-Jan-2020
Publisher: Faculdades EST
Citation: LIMA, Maria José Costa. Escola Bíblica Dominical no Pecc: um projeto de aperfeiçoamento da educação cristã na IEADA. 2020. 183 p. Tese (Doutorado) – Programa de Pós Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2020.
Series/Report no.: TD;201
metadata.dc.description.resumo: O tema da pesquisa é a Escola Bíblica Dominical (EBD), proposta pelo Programa de Educação Cristã Continuada (PECC), e a educação na Igreja Evangélica Assembleia de Deus no Amazonas (IEADAM). A EBD é uma das principais agências de ensino da igreja cristã nos últimos séculos, fornecendo a base elementar e necessária na edificação da fé das pessoas e para instrução da membresia da IEADAM. A EBD alcança crianças, adolescentes, jovens e pessoas adultas. A pesquisa questiona a preparação para o exercício da vida cristã das pessoas, bem como a preparação docente, a formulação do currículo, a didática, a metodologia e a avaliação aplicadas para responder à pergunta sobre como a EBD, proposta pelo PECC, pode aperfeiçoar a educação na Igreja Evangélica Assembleia de Deus no Amazonas. A pesquisa tem por objetivo, portanto, analisar a dinâmica de funcionamento da EBD proposta pelo PECC, constituída de currículo e certificação em Teologia Básica, e o impacto dessa formação para a membresia da Igreja. Esta pesquisa é qualitativa, a partir de uma abordagem de cunho exploratório, com procedimentos da pesquisa participante, utilizando para coleta de dados questionário fechado com alunos, alunas, professoras e professores da EBD, e entrevista semiestruturada com alunos, alunas e superintendentes da EBD e com pastores responsáveis pela igreja. Está estruturada em três capítulos, contextualizando a EBD, sua relação histórica com a Assembleia de Deus, sobretudo com a própria teologia. Em seguida traça um panorama do programa de educação em seu funcionamento, avalia os ciclos educacionais experienciados na EBD em seu novo modelo, além de uma análise dos primeiros anos do PECC. Por fim, são apresentadas as análises dos dados levantados durante a pesquisa de campo. Somente o locus epistêmico poderia ter proporcionado a descoberta do conhecimento e, por causa disso, a pesquisa também aponta para novas possibilidades em um futuro de expansão da EBD no PECC.
Description: 183 p. : il.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1026
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Lima_mc_201.pdfTexto completo PDF3.47 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons