Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1026
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLima, Maria Jose Costa-
dc.date.accessioned2020-08-19T19:58:53Z-
dc.date.available2020-08-19T19:58:53Z-
dc.date.issued2020-01-09-
dc.identifier.citationLIMA, Maria José Costa. Escola Bíblica Dominical no Pecc: um projeto de aperfeiçoamento da educação cristã na IEADA. 2020. 183 p. Tese (Doutorado) – Programa de Pós Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1026-
dc.description183 p. : il.pt_BR
dc.description.abstractThe research theme is the Sunday Bible School (EBD), proposed by the Continuing Christian Education Program (PECC), and education at the Evangelical Church Assembly of God in Amazonas (IEADAM). EBD is one of the main teaching agencies of the Christian church in recent centuries, providing the elementary and necessary foundation in building people's faith and for teaching IEADAM's membership. EBD reaches children, adolescents, young people and adults. The research questions the preparation for the exercise of people's Christian life, as well as teacher preparation, curriculum formulation, didactics, methodology and assessment applied to answer the question about how EBD, proposed by PECC, can improve the education in the Evangelical Church Assembly of God in Amazonas. The research therefore aims to analyze the dynamics of EBD functioning proposed by the PECC, which consists of a curriculum and certification in Basic Theology, and the impact of this training on Church membership. This research is qualitative, based on an exploratory approach, with participatory research procedures, using a closed questionnaire with EBD students to collect data, and a semi-structured interview with EBD students and superintendents and with pastors responsible for the church. It is structured in three chapters, contextualizing EBD, its historical relationship with the Assembly of God, especially with theology itself. It then outlines an overview of the education program in its operation, evaluates the educational cycles experienced at EBD in its new model, in addition to an analysis of the early years of PECC. Finally, the analyses of the data collected during the field research are presented. Only the epistemic locus could have provided the discovery of knowledge and, because of that, the research also points to new possibilities in a future of EBD expansion in the PECC.en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFaculdades ESTpt_BR
dc.relation.ispartofseriesTD;201-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscola Bíblica Dominicalpt_BR
dc.subjectPrograma de Educação Cristã Continuadapt_BR
dc.subjectAssembleia de Deuspt_BR
dc.subjectRELIGIÃO E EDUCAÇÃOpt_BR
dc.subjectSunday Bible Schoolen
dc.subjectContinuing Christian Education Programen
dc.subjectAssembly of Goden
dc.titleEscola Bíblica Dominical no PECC: um projeto de aperfeiçoamento da educação cristã na IEADAMpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.referee1Bobsin, Oneide-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9895594646147746pt_BR
dc.contributor.referee2Adam, Júlio Cézar-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1768006061329443pt_BR
dc.contributor.referee3Campos, Manuel do Carmo da Silva-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2007655718659384pt_BR
dc.contributor.referee4Araújo, Cleusa Suzana de-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/7489509648411701pt_BR
dc.description.resumoO tema da pesquisa é a Escola Bíblica Dominical (EBD), proposta pelo Programa de Educação Cristã Continuada (PECC), e a educação na Igreja Evangélica Assembleia de Deus no Amazonas (IEADAM). A EBD é uma das principais agências de ensino da igreja cristã nos últimos séculos, fornecendo a base elementar e necessária na edificação da fé das pessoas e para instrução da membresia da IEADAM. A EBD alcança crianças, adolescentes, jovens e pessoas adultas. A pesquisa questiona a preparação para o exercício da vida cristã das pessoas, bem como a preparação docente, a formulação do currículo, a didática, a metodologia e a avaliação aplicadas para responder à pergunta sobre como a EBD, proposta pelo PECC, pode aperfeiçoar a educação na Igreja Evangélica Assembleia de Deus no Amazonas. A pesquisa tem por objetivo, portanto, analisar a dinâmica de funcionamento da EBD proposta pelo PECC, constituída de currículo e certificação em Teologia Básica, e o impacto dessa formação para a membresia da Igreja. Esta pesquisa é qualitativa, a partir de uma abordagem de cunho exploratório, com procedimentos da pesquisa participante, utilizando para coleta de dados questionário fechado com alunos, alunas, professoras e professores da EBD, e entrevista semiestruturada com alunos, alunas e superintendentes da EBD e com pastores responsáveis pela igreja. Está estruturada em três capítulos, contextualizando a EBD, sua relação histórica com a Assembleia de Deus, sobretudo com a própria teologia. Em seguida traça um panorama do programa de educação em seu funcionamento, avalia os ciclos educacionais experienciados na EBD em seu novo modelo, além de uma análise dos primeiros anos do PECC. Por fim, são apresentadas as análises dos dados levantados durante a pesquisa de campo. Somente o locus epistêmico poderia ter proporcionado a descoberta do conhecimento e, por causa disso, a pesquisa também aponta para novas possibilidades em um futuro de expansão da EBD no PECC.pt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
dc.publisher.departmentTeologiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Teologiapt_BR
dc.publisher.initialsESTpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5800966002746537pt_BR
dc.contributor.advisor1Brandenburg, Laude Erandi-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2720814127433525pt_BR
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Lima_mc_201.pdfTexto completo PDF3.47 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons