Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1025
Title: O ethos ambiental no ensino religioso em escolas confessionais na Amazônia
metadata.dc.creator: Bett, Geneci Behling
metadata.dc.contributor.advisor1: Brandenburg, Laude Erandi
Keywords: Ensino religioso;Educação ambiental;Escolas confessionais;Ethos;Amazônia;RELIGIÃO E EDUCAÇÃO;Religious education;Environmental education;Confessional schools;Ethos;Amazonia
Issue Date: 13-Jan-2020
Publisher: Faculdades EST
Citation: BETT, Geneci Behling. O ethos ambiental no ensino religioso em escolas confessionais na Amazônia. 2020. 178 p. Tese (Doutorado) – Programa de Pós Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2020.
Series/Report no.: TD;200
metadata.dc.description.resumo: Este estudo sobre “O Ethos Ambiental no Ensino Religioso em Escolas Confessionais na Amazônia” apresenta as relações e contribuições possíveis entre o Ensino Religioso e a Educação Ambiental, como componentes de um Ethos Ambiental nos 5ºs Anos do Ensino Fundamental I em quatro Escolas Confessionais da Cidade de Manaus. Primeiramente, buscou-se, por meio da pesquisa documental identificar nos PPPs, Planos de Ensino e conteúdos curriculares o tema em estudo. Por meio de questionários à equipe diretiva, coordenações e docentes das escolas envolvidas se constatou a relação na objetivação da temática proposta. Após isso, foi realizada a observação de aulas nas escolas com o objetivo de identificar, por meio das atividades registros sobre o tema, seguindo-se pesquisa realizada com os/as discentes, visando a compreensão sobre o Ethos Ambiental dos mesmos/das mesmas, utilizando-se para isso, a audição de quatro toadas populares do universo amazônico, especificamente cantadas pelos Bois Bumbás, Garantido e Caprichoso da cidade de Parintins sobre o tema ambiental. Os/as discentes realizaram desenhos referentes às suas representações sobre as letras das toadas e o contexto ambiental amazônico. Os resultados indicaram que os/as discentes têm compreensão sobre o Ethos Ambiental desenvolvido nas escolas em estudo.
Description: 178 p. : il.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1025
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
bett_gb_td200.pdfTexto completo PDF1.87 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons