Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1025
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBett, Geneci Behling-
dc.date.accessioned2020-08-06T19:57:36Z-
dc.date.available2020-08-06T19:57:36Z-
dc.date.issued2020-01-13-
dc.identifier.citationBETT, Geneci Behling. O ethos ambiental no ensino religioso em escolas confessionais na Amazônia. 2020. 178 p. Tese (Doutorado) – Programa de Pós Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1025-
dc.description178 p. : il.pt_BR
dc.description.abstractThis study on “Environmental Ethos in Religious Education in Confessional Schools in the Amazon” presents the possible relationships and contributions between Religious Education and Environmental Education, as components of an Environmental Ethos in the 5th Years of Elementary School I in four Confessional Schools in the City of Manaus. Firstly, it was sought, through documentary research, to identify the subject of study in the PPPs, Teaching Plans and Curricular Contents. Through questionnaires to the management team, coordinators and teachers of the schools involved, the relationship was found in the objectification of the proposed theme. After that, the observation of classes in schools was carried out with the objective of identifying, through the activities, registers of the theme, followed by research carried out with the students, aiming at the understanding of their Environmental Ethos, using for this, the listening to four popular tunes from the Amazon universe, specifically sung by the Bois Bumbás, Garantido and Caprichoso of the city of Parintins on the environmental theme. The students made drawings referring to their representations about the lyrics of the songs and the Amazonian environmental context. The results indicated that the students have an understanding of the Environmental Ethos developed in the schools under study.en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFaculdades ESTpt_BR
dc.relation.ispartofseriesTD;200-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino religiosopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectEscolas confessionaispt_BR
dc.subjectEthospt_BR
dc.subjectAmazôniapt_BR
dc.subjectRELIGIÃO E EDUCAÇÃOpt_BR
dc.subjectReligious educationen
dc.subjectEnvironmental educationen
dc.subjectConfessional schoolsen
dc.subjectEthosen
dc.subjectAmazoniaen
dc.titleO ethos ambiental no ensino religioso em escolas confessionais na Amazôniapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.referee1Silva, Laura Franch Schmidt da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6858886305291005pt_BR
dc.contributor.referee2Gabatz, Celso-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7404950936752263pt_BR
dc.contributor.referee3Campos, Manuel do Carmo da Silva-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2007655718659384pt_BR
dc.contributor.referee4Araújo, Cleusa Suzana de-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/7489509648411701pt_BR
dc.description.resumoEste estudo sobre “O Ethos Ambiental no Ensino Religioso em Escolas Confessionais na Amazônia” apresenta as relações e contribuições possíveis entre o Ensino Religioso e a Educação Ambiental, como componentes de um Ethos Ambiental nos 5ºs Anos do Ensino Fundamental I em quatro Escolas Confessionais da Cidade de Manaus. Primeiramente, buscou-se, por meio da pesquisa documental identificar nos PPPs, Planos de Ensino e conteúdos curriculares o tema em estudo. Por meio de questionários à equipe diretiva, coordenações e docentes das escolas envolvidas se constatou a relação na objetivação da temática proposta. Após isso, foi realizada a observação de aulas nas escolas com o objetivo de identificar, por meio das atividades registros sobre o tema, seguindo-se pesquisa realizada com os/as discentes, visando a compreensão sobre o Ethos Ambiental dos mesmos/das mesmas, utilizando-se para isso, a audição de quatro toadas populares do universo amazônico, especificamente cantadas pelos Bois Bumbás, Garantido e Caprichoso da cidade de Parintins sobre o tema ambiental. Os/as discentes realizaram desenhos referentes às suas representações sobre as letras das toadas e o contexto ambiental amazônico. Os resultados indicaram que os/as discentes têm compreensão sobre o Ethos Ambiental desenvolvido nas escolas em estudo.pt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
dc.publisher.departmentTeologiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Teologiapt_BR
dc.publisher.initialsESTpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0800077712147639pt_BR
dc.contributor.advisor1Brandenburg, Laude Erandi-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2720814127433525pt_BR
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
bett_gb_td200.pdfTexto completo PDF1.87 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons