Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1024
Title: Primórdios da doutrina pentecostal na imprensa: representações de fé e de práticas nos jornais da Assembleia de Deus (1919-1933)
metadata.dc.creator: Lima, Daniel Barros de
metadata.dc.contributor.advisor1: Wachholz, Wilhelm
Keywords: Doutrina;Imprensa;Pentecostalismo;Representações;Práticas;RELIGIÃO E EDUCAÇÃO;Doctrine;The Press;Pentecostalism;Representations;Practices
Issue Date: 10-Jan-2020
Publisher: Faculdades EST
Citation: LIMA, Daniel Barros de. Primórdios da doutrina pentecostal na imprensa: representações de fé e de práticas nos jornais da Assembleia de Deus (1919-1933). 2020. 338 p. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2020.
Series/Report no.: TD;197
metadata.dc.description.resumo: Essa pesquisa aborda os primórdios da doutrina pentecostal nos jornais da Assembleia de Deus em um recorte temporal de 1919 a 1933. Os jornais Boa Semente (1919-1930), O Som Alegre (1929-1930) e o Mensageiro da Paz (1930-1933), caracterizam o que chamamos na pesquisa de imprensa assembleiana. Esses jornais são as fontes primárias da pesquisa e, representam peça fundamental da formação da fé pentecostal no Brasil. A impressa assembleiana não é apenas fonte, mas, objeto de pesquisa. Objetivamos compreender a doutrina pentecostal em seu berço de formação e as representações da fé e das práticas pentecostais percebidas nos jornais e que se configuram em práxis religiosa, teológica e fenomenológica na história do evangelicalismo brasileiro. Anunciamos o método de pesquisa documental com a utilização dos jornais em destaque, envolvendo o estudo acerca da materialidade, do conteúdo e dos idealizadores dos jornais. O conceito de representação perpassa todo o universo da pesquisa, pois, recupera e dá sentido a uma presentificação e realidade do passado. A pesquisa foi estruturada em cinco capítulos que permitiram discutir e analisar os temas delineados por seus objetivos: o caminho metodológico, caracterização e contextualização da imprensa assembleiana, especialmente o Boa Semente; a experiência como marca de fé e a difusão da doutrina pentecostal a partir dos jornais; as representações da imprensa assembleiana em contato com a conjuntura socioreligiosa do país e sua relação com os demais grupos evangélicos de seu tempo; as representações implícitas e explícitas nos jornais: produção dos discursos e sentidos representados na impressa assembleiana, a institucionalização da Igreja e as relações de poder; e, por último, as representações do poder na imprensa assembleiana: as relações entre a fé e o poder: Berg-Pethrus-Nyrtrom-Vingren-Frida. Essa pesquisa demonstrou a possibilidade de se reconstituir um conjunto de representações sobre doutrina pentecostal por meio dos jornais, que não foi produzida desinteressadamente, mas, está incidida com a política eclesiástica e com o poder, especialmente, por meio do exercício da fé e prática dos membros pentecostais.
Description: 338 p. : il.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1024
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
lima_db_td197.pdfTexto completo PDF10.82 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons