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Andarilhagens pelo mundo: Paulo Freire no Conselho Mundial de Igrejas - CMI

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dc.creator Ribeiro, Mario Bueno
dc.date.accessioned 2016-07-25T15:20:17Z
dc.date.available 2010-01-13
dc.date.available 2016-07-25T15:20:17Z
dc.date.issued 2009-08-10
dc.identifier.citation RIBEIRO, Mario Bueno. Andarilhagens pelo mundo: Paulo Freire no Conselho Mundial de Igrejas - CMI. 2009. 233 f. Tese (Doutorado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2009. por
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/99
dc.description.abstract In the actually economic models where sometimes profit it´s the aim ambition of some groups of people. All of the socials engagement centers has been usually subordinate to keep safe all of minority´s privileges which is supported by endless majority´s oppression. Since the XV century, a massive policy, called by colonialism has been established by iberic countries over crowed of people. This policy received an official seal of Church which had the responsibility to administrate international rights and used to concede occupation s permission. As a consequence; in this areas, it were created colonial mentality. Thought independent, colonies have been keeping this kind thought witch must to be changed, reason why oppressed people judge themselves not able to face this situation, this group of people have been fed by religious determinism. This work treats to Paulo Freire´s trajectory in part to World Council of Churches (WCC). Both of them were born in the XX century. Paulo Freire it´s a person, WCC it´s an International Found. Both efforts are common, it means: to contribute with Missio Dei seeking freedom of human person. The first one helps with his epistemological praxis and the second one with the financial support and both with humanities desires of freedom. The Paulo Freire´s trajectory in Brazil, Chile and USA it´s seemed in the chapter one and second one talks about the WCC. The chapter three it´s reserved to broach Paulo Freire´s trajectory from WCC. This work also offers us itinerary readings. It´s just contributions to keep in evidence all of Hope´s walkers ideals whose represents conscietization in the first sight e finally followed by freedom and human emancipation. eng
dc.format application/pdf por
dc.language por por
dc.publisher Faculdades EST por
dc.rights Acesso Aberto por
dc.subject Paulo Freire por
dc.subject Conselho Mundial de Igrejas por
dc.subject Conscinetização por
dc.subject Libertação por
dc.subject RELIGIÃO E EDUCAÇÃO por
dc.subject Paulo Freire eng
dc.subject World Council of Churches eng
dc.subject Conscientization eng
dc.subject Freedom eng
dc.title Andarilhagens pelo mundo: Paulo Freire no Conselho Mundial de Igrejas - CMI por
dc.type Tese por
dc.contributor.referee1 Klein, Remi
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/6363213953832880 por
dc.contributor.referee2 Wachs, Manfredo Carlos
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/8679182448370232 por
dc.contributor.referee3 Kronbauer, Luiz Gilberto
dc.contributor.referee3Lattes http://lattes.cnpq.br/9231065813001096 por
dc.contributor.referee4 Garin, Norberto da Cunha
dc.contributor.referee4Lattes http://lattes.cnpq.br/5289624403705180 por
dc.description.resumo Nos modelos econômicos em que o lucro é a finalidade subordinam-se todas as instituições sociais para garantir os benefícios de uma minoria, sustentada pela opressão de uma maioria. Nos territórios ocupados pelos países ibéricos desde o século XV estabeleceu-se uma política de controle sobre as massas denominada de colonialismo. Essa política ganhou o selo oficial da Igreja que administrava o direito internacional e autorizava as ocupações. Com isso, criou-se nestes territórios uma mentalidade colonial. Embora independentes, as colônias mantiveram esta mentalidade que deve ser superada e contra a qual os oprimidos se julgavam incapazes de enfrentar, alimentados pelo discurso determinista religioso. Este trabalho trata da trajetória de Paulo Freire e do Conselho Mundial de Igrejas (CMI). Ambos nascidos no século XX. Paulo Freire é uma pessoa, CMI é uma organização internacional. Os esforços de ambos são comuns: contribuir na Missio Dei visando a libertação da pessoa humana. Um contribuiu com sua práxis epistemológica, outro com o aporte financeiro e ambos em resposta aos anseios humanos de libertação. A trajetória de Paulo Freire no Brasil, Chile e Estados Unidos é trabalhada no primeiro capítulo, e a do CMI no segundo capítulo. O capítulo três é reservado para descrever a trajetória de Paulo Freire a partir do CMI. O texto nos oferece leituras de itinerários. É uma contribuição para manter aceso os ideais do andarilho a esperança que são, num primeiro momento, a conscientização, seguida pela libertação e pela emancipação humana por
dc.publisher.country BR por
dc.publisher.department Teologia por
dc.publisher.program Programa de Teologia por
dc.publisher.initials EST por
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA por
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1650609693574520 por
dc.contributor.advisor1 Andreola, Balduino Antonio
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6678521937817570 por


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