dc.date.accessioned | 2019-10-10T15:28:43Z | |
dc.date.available | 2019-10-10T15:28:43Z | |
dc.date.issued | 2019-07-23 | |
dc.identifier.uri | http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/999 | |
dc.description | 93 p. | pt_BR |
dc.description.abstract | For Ellen White, education does not take place only in the classroom. For her, education happens in the set of all the relationships that we form with each other, in interactions with our environment, but especially in our relationship with our parents and with God as Creator and Redeemer. In her view, nothing escapes or is isolated from this process, especially the relationship developed between the human being and God. For her, part of the solution to the problem of the sin of human beings, which affects them as a whole, is in what she regards as true education, the integral development of the human being – the development of character for eternity. For her, the school environment is where the educational process takes place, which should be adequate not only for cognitive needs, but also to the development of all other parts that compose the human being - physical, mental, emotional and spiritual. Not only are classrooms the learning environment, but also at all times, in any interactive environment, learning occurs. The main objective of this research is to analyze the philosophy of education proposed in the writings of Ellen G. White, in comparison with the educational praxis of the Seventh-day Adventist Church, which maintains one of the largest private educational systems in the world. We live in a dynamic and rapidly changing society. The same ethical and moral values that were interpreted and considered as biblical values guiding the Christian church of the past are now questioned - truth in present-day society is no longer regarded as absolute, leaving churches under the direct influence of relativism, even affecting educational systems. In the context of Adventism, for example, how to operate such systems, which for Ellen White seems to have fixed parameters, in the face of the relativism of modern society? Within this confrontation of ethical values, how do we survive as an educational institution? Would there be a break-even point? Is the Adventist institution consistent with what White prescribes concerning education? According to White, the reliability of an Adventist educational or health institution is in the personal lives of those who are attached to such institutions. Good conduct, which, according to her, comes from a converted heart, should guide the life of each teacher and health professional of these institutions. Their values, should not be based on what is dictated by society, but by the Word of God. | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Faculdades EST | pt_BR |
dc.relation.ispartofseries | TMP;651 | |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Creation | en |
dc.subject | Redemption | en |
dc.subject | Atheism | en |
dc.subject | Epistemological | en |
dc.subject | True Education | en |
dc.subject | Theistic evolutionism | en |
dc.subject | Criação | pt_BR |
dc.subject | Redenção | pt_BR |
dc.subject | Ateísmo | pt_BR |
dc.subject | Epistemológico | pt_BR |
dc.subject | Verdadeira Educação | pt_BR |
dc.subject | Evolucionismo teísta | pt_BR |
dc.title | Parâmetros da educação nos escritos de Ellen G. White: implicações para o currículo e a educação adventista na atualidade | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Schreiber, Dusan | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5088882022022801 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Darius, Fábio Augusto | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6296009029079452 | pt_BR |
dc.description.resumo | Para Ellen White, a educação não se dá apenas no recinto da sala de aula. Para ela, educação acontece no conjunto todo das relações que formamos uns com os outros, das interações com o nosso entorno, mas sobretudo no nosso relacionamento com os nossos pais e com Deus como Criador e Redentor. Na sua ótica, nada escapa ou é alheio a esse processo, especialmente a relação desenvolvida do ser humano para com Deus. Na sua ótica, parte da solução para o ser humano está na aplicação daquilo que ela considera como verdadeira educação, o desenvolvimento integral do ser humano – o desenvolvimento do caráter para a eternidade. Para ela, o espaço onde se dá parte o processo educativo (a escola), deve ser adequado não só às necessidades cognitivas enquanto currículo, mas também propicie o desenvolvimento de todas as outras partes que compõem o ser humano – físico, mental, emocional e espiritual. Portanto, não somente salas de aulas, mas a todo instante, ambiente de interação e aprendizado. O principal objetivo desta investigação, é analisar a filosofia de educação proposta nos escritos de Ellen G. White, comparando os resultados nessa área dentro da igreja Adventista do Sétimo Dia. Vivemos em uma sociedade dinâmica e de mudanças muito rápidas. Os mesmos valores éticos e morais que eram interpretados e considerados como valores bíblicos absolutos pela igreja cristã do passado, atualmente são questionados – a verdade na sociedade atual não é mais considerada como absoluta, deixando as igrejas sob a influência direta dos sistemas educacionais. Poderiam os conceitos éticos serem alterados? São fixos/absolutos? No contexto do Adventismo, por exemplo, como operar tais sistemas (de saúde e educacional), que em Ellen White tem parâmetros fixos, assim como na Bíblia, e ao mesmo tempo fazer face a tamanho relativismo da sociedade moderna. Dentro desse confronto de valores éticos, como sobreviver? Existiria um ponto de equilíbrio? É a instituição adventista coerente com os escritos de Ellen White? Ou é conivente com a situação de uma sociedade que parece mais estar em bancarrota do que crescendo em valores morais? Conforme White, a fiabilidade de uma instituição educacional ou de saúde adventista, está na vida pessoal daqueles que estão ligados a tais instituições. A boa conduta, que segundo ela procede de um coração convertido, deve pautar a vida de cada professor, de cada profissional de saúde dessas instituições. Seus valores não devem ser baseados naquilo que é ditado pela sociedade, mas pela Palavra de Deus. | pt_BR |
dc.publisher.country | BR | pt_BR |
dc.publisher.department | Teologia | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Teologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | EST | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8859416186862631 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Wachholz, Wilhelm | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3084707254950329 | pt_BR |
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