Repositório Faculdades EST

O desafio da ética nos meios de comunicação e sua influência na formação da opinião pública

Mostrar registro simples

dc.creator Lima, Francisco Francinildo Oliveira
dc.date.accessioned 2019-09-13T13:12:15Z
dc.date.available 2019-09-13T13:12:15Z
dc.date.issued 2019-06-04
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/996
dc.description 95 p. pt_BR
dc.description.abstract In this dissertation we intend to perform a critical analysis of the media's performance in society, regarding their ethical and moral behavior, as assumptions for the construction of quality information and committed to social development, taking into account the importance of the journalist's role in keeping with his code of professional ethics as an instrument for moral and ethical regulation of the actions developed, the challenges encountered for the daily development of his professional activity in an environment with strong interventions by political and financial groups with individual interests which contributes to the interference of citizen education in the social context of the country, as well as analyzing ethical principles in the construction of moral values between communication institutions and their public. It also seeks to understand the intervention and presence of religious power in relation to mass media, its strength and notableness in the use of this instrument as a way of evangelizing the public, which has occurred in recent years, especially at a time when the truth that liberates is used for electoral purposes. As a methodology for the present research, we carried out a bibliographical research of vast published material, such as searches in newspapers, magazines and sites related to the proposed theme. We conclude that the media have a strong political influence, given their dominance by the said class; that economic groups hold a large part of the media in Brazil and that, because of this dominance of the current media, there is a strong influence of these institutions in the formation of citizenship of the people, which results in the directioning of their opinions and important decisions, which they are led to take in their life in society. en
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Faculdades EST pt_BR
dc.relation.ispartofseries TMP;645
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Ethics en
dc.subject Communication en
dc.subject Society en
dc.subject Religion en
dc.subject Ética pt_BR
dc.subject Comunicação pt_BR
dc.subject Sociedade pt_BR
dc.subject Religião pt_BR
dc.title O desafio da ética nos meios de comunicação e sua influência na formação da opinião pública pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.contributor.referee1 Schaper, Valério Guilherme
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/3516948733028434 pt_BR
dc.contributor.referee2 Custodio, Elivaldo Serrao
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/8819683729192070 pt_BR
dc.description.resumo Pretende-se na presente dissertação realizar uma análise crítica da atuação dos meios de comunicação na sociedade, no que se refere ao seu comportamento ético e moral, como pressupostos para a construção da informação de qualidade e comprometida com o desenvolvimento social; levando em consideração a importância do papel do jornalista, em consonância com o seu código de ética profissional como instrumento de regulação moral e ético das ações desenvolvidas, os desafios encontrados para o desenvolvimento diário de sua atividade profissional, em um ambiente com fortes intervenções de grupos políticos e financeiros com interesses particulares, o que contribui para a interferência da formação cidadã no contexto social do país, além de analisar os princípios éticos na construção de valores morais entre as instituições de comunicação e seu público. Busca-se ainda compreender a intervenção e a presença do poder religioso frente aos meios de comunicação de massa, sua força e notabilidade no uso desse instrumento como forma de evangelizar o público, o que tem ocorrido nos últimos anos, especialmente em um tempo em que se usa a verdade que liberta para fins eleitorais. Como metodologia para a presente pesquisa, realizamos uma pesquisa bibliográfica de vasto material publicado, como pesquisas em jornais, revistas e sites ligados ao tema proposto. Concluímos que os meios de comunicação possuem forte influência política, dado o seu domínio pela referida classe; que grupos econômicos são detentores de grande parte da mídia no Brasil e que, em virtude desse domínio dos meios de comunicação atual, existe uma forte influência dessas instituições na formação cidadã das pessoas, o que resulta no direcionamento das suas opiniões e decisões importantes, que são levados a tomar na sua vida em sociedade. pt_BR
dc.publisher.country BR pt_BR
dc.publisher.department Teologia pt_BR
dc.publisher.program Programa de Teologia pt_BR
dc.publisher.initials EST pt_BR
dc.subject.cnpq Editar inserindo outra ária manualmente pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6685370002509502 pt_BR
dc.contributor.advisor1 Bobsin, Oneide
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9895594646147746 pt_BR


Arquivos deste item

Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item:

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta