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O cumprimento da aliança em Gálatas 3.6-14: uma análise histórica, exegética e teológica

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dc.creator Costa, Adalberto Castro da
dc.date.accessioned 2019-09-03T18:32:51Z
dc.date.available 2019-09-03T18:32:51Z
dc.date.issued 2019-05-17
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/993
dc.description 97 p. pt_BR
dc.description.abstract Paul earnestly and boldly sought to carry the gospel message to non-Jewish peoples as had been assigned to him. Then, on his first missionary journey, Paul evangelized the cities of Antioch of Psidia, Iconium, Lystra, and Derbe in the Roman province of Galatia, announcing to the Galatians that through faith in Christ they could become heirs of Abraham's promise, with the right to receive the blessing of Abraham and the promise of the Spirit. But some Jews who had believed the gospel descended to Galatia, teaching that only faith in Christ was not enough for the Gentiles to become Abraham's heirs. It was still necessary for them to be circumcised and to keep, like Abraham, the Law. In order to refute the teachings of his opponents, Paul presents a fresh perspective on Abraham's experience, stating that the Galatian Gentiles were justified through faith as Abraham was, becoming Abraham's heirs and blessed just as Abraham was. Paul, still using the same biblical passages used by the Judaizers to defend their legalistic position, declares that man's only way to be justified before God is by faith, and that through the works of the Law this becomes impossible, leaving man only the curse of the Law, since one cannot live by the law, but by faith. Moreover, he says that God had provided a rescue from the curse through the death of Christ, as a curse hanging on a tree, so that, once freed from the curse, the people would receive the blessing of Abraham and the promise of the Spirit. This work first will make a study of the historical context in which Paul's words were spoken. And then it will do a textual analysis of Gal. 3: 6-14. Finally, a theological analysis of the text will be undertaken, verifying the language of the covenant in Paul's statements. en
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Faculdades EST pt_BR
dc.relation.ispartofseries TMP;642
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Faith en
dc.subject Blessing en
dc.subject Curse en
dc.subject Promise en
dc.subject Convenant en
dc.subject Aliança pt_BR
dc.subject Promessa pt_BR
dc.subject Maldição pt_BR
dc.subject Bênção pt_BR
dc.subject pt_BR
dc.title O cumprimento da aliança em Gálatas 3.6-14: uma análise histórica, exegética e teológica pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.contributor.referee1 Schmitt, Flávio
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/4051638587142121 pt_BR
dc.contributor.referee2 Wiese, Werner
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/0728418354830041 pt_BR
dc.description.resumo Paulo procurou com dedicação e intrepidez levar a mensagem do evangelho aos povos não judeus, conforme lhe havia sido designado. Então, em sua primeira viagem missionária, Paulo evangelizou as cidades de Antioquia da Psídia, Icônio, Listra e Derbe, na província romana da Galácia, anunciando aos gálatas que por meio da fé em Cristo, eles poderiam se tornar herdeiros da promessa de Abraão, com o direito de receber a bênção de Abraão e a promessa do Espírito. Mas alguns judeus que haviam crido no evangelho, desceram à Galácia ensinando que somente a fé em Cristo não era suficiente para os gentios se tornarem herdeiros de Abraão. Era ainda necessário que eles fossem circuncidados e guardassem, como Abraão, a Lei. Com o objetivo de refutar os ensinos de seus oponentes, Paulo apresenta uma nova perspectiva da experiência de Abraão, declarando que os gentios gálatas foram justificados através da fé como Abraão foi, se tornando herdeiros de Abraão e abençoados da mesma forma que Abraão. Paulo ainda usando as mesmas passagens bíblicas utilizadas pelos judaizantes para defenderem sua posição legalista, declara que a única maneira do homem ser justificado diante de Deus é pela fé, e que por meio das obras da Lei isso se torna impossível, restando ao homem apenas a maldição da Lei, uma vez que não se pode viver pela lei, mas, sim pela fé. Além do mais, ele diz que Deus havia providenciado um resgate da maldição através da morte de Cristo, como maldito pendurado no madeiro, a fim de que, uma vez livres da maldição, os povos recebessem a bênção de Abraão e a promessa do Espírito. Este trabalho, em primeiro lugar fará um estudo do contexto histórico em que as palavras de Paulo foram dista. E em seguida fará uma análise textual de Gl 3.6-14. E por fim, se empreenderá uma análise teológica do texto, verificando a linguagem da aliança nas declarações de Paulo. pt_BR
dc.publisher.country BR pt_BR
dc.publisher.department Teologia pt_BR
dc.publisher.program Programa de Teologia pt_BR
dc.publisher.initials EST pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4094384501701626 pt_BR
dc.contributor.advisor1 Hoefelmann, Verner
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8692969730711420 pt_BR


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