Repositório Faculdades EST

Políticas de formação continuada para docentes e suas contribuições para a elevação da qualidade educacional: um olhar sobre o processo de formação dos professores da rede pública municipal de ensino de Valença-BA

Mostrar registro simples

dc.creator Marques, Doris Amparo de Freitas Santos
dc.date.accessioned 2019-06-28T18:22:43Z
dc.date.available 2019-06-28T18:22:43Z
dc.date.issued 2019-03-07
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/982
dc.description 79 p. pt_BR
dc.description.abstract An analysis of the contributions and results of continuing education in the teaching profession. Here we present an exploratory research which is concerned with reflecting on how the continuing education policies serving professors has been configured as an efficient way to improve the education of the Municipal Education network of Valencia in the state of Bahia, as well as how these resonate with a proposal for critical and humanistic education, from the theological perspective of the thought of Hugo Assmann. For this we will use as the time frame, the four-year quadrennium of 2009-2012, and the case study as a methodological strategy. In addition to reflecting on continuing education as a professional redefinition mechanism, this study provides a brief discussion of its meaning through an analysis of the descriptions given by several authors for this process, thus seeking to understand how it happens. It also presents a reflection on education in the humanistic perspective, education as an emancipatory tool, focused on building a subject who is solidary and sensitive to social problems. It discusses the current educational policies and legal frameworks to legitimize and ensure the continued training in teaching. It also establishes a relationship between the formative proposals and their points of intersection with the logic of education for solidarity, consisting of a humanized look at the cultural, social and cognitive differences, understanding the importance of counting on consistent pedagogical practices being sensitive to the educational needs of the students, aiming at the development of their autonomy and the implementation of transformational practices that are positive for their being in the world. en
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Faculdades EST pt_BR
dc.relation.ispartofseries TMP;636
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Formação continuada pt_BR
dc.subject Políticas educacionais pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Continuing education en
dc.subject Educational policies en
dc.subject Education en
dc.title Políticas de formação continuada para docentes e suas contribuições para a elevação da qualidade educacional: um olhar sobre o processo de formação dos professores da rede pública municipal de ensino de Valença-BA pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.contributor.referee1 Brandenburg, Laude Erandi
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/2720814127433525 pt_BR
dc.contributor.referee2 Machado, Renato Ferreira
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/5182020903256616 pt_BR
dc.description.resumo Uma análise das contribuições e resultados da formação continuada no exercício da docência. Aqui se apresenta uma pesquisa de natureza exploratória a qual se ocupa em refletir como as políticas de formação continuada em serviço para pessoas docentes tem se configurado como um caminho eficiente para a melhoria da educação da Rede Municipal de Ensino de Valença, estado da Bahia, assim como, estas se afinam com uma proposta de educação crítica e humanística, sob o viés teológico do pensamento de Hugo Assmann. Para tanto, utilizaremos como recorte temporal o quadriênio 2009-2012 e o estudo de caso como estratégia metodológica. Além de refletir sobre a formação continuada como um mecanismo de ressignificação profissional, este estudo traz uma breve discussão sobre o seu significado através de uma análise das denominações dadas por diversos autores para esse processo, buscando assim compreender como ele acontece. Apresenta também uma reflexão sobre a educação sob a ótica humanística, uma educação como ferramenta emancipatória, focada na construção do sujeito solidário e sensível aos problemas sociais. Discorre sobre as políticas educacionais vigentes e os marcos legais que legitimam e asseguram a formação continuada no âmbito da docência. Estabelece também uma relação entre as propostas formativas e seus pontos de intersecção com a lógica da educação para a solidariedade, composta por um olhar humanizado às diferenças culturais, sociais e cognitivas, entendendo a importância de contarmos com práticas pedagógicas consistentes que sejam sensíveis às necessidades educacionais das pessoas discentes, com vistas ao desenvolvimento da sua autonomia e implementação de práticas transformadoras que sejam positivas ao seu ser e estar no mundo. pt_BR
dc.publisher.country BR pt_BR
dc.publisher.department Teologia pt_BR
dc.publisher.program Programa de Teologia pt_BR
dc.publisher.initials EST pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1951804692270435 pt_BR
dc.contributor.advisor1 Reblin, Iuri Andréas
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4008773551065957 pt_BR


Arquivos deste item

Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item:

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta