Repositório Faculdades EST

Espiritualidade e reserva cognitiva na musicoterapia no transtorno neurocognitivo

Mostrar registro simples

dc.creator Vargas, Maryléa Elizabeth Ramos
dc.date.accessioned 2019-06-04T12:04:47Z
dc.date.available 2019-06-04T12:04:47Z
dc.date.issued 2018-08-30
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/974
dc.description 277 p. pt_BR
dc.description.abstract Neurocognitive Disorders (TNCs) result in different sequelae in the affected individuals, partly due to the duration, severity and extent of the event and part of the differential presented by the Cognitive Reserve. The degree of Cognitive Reserve (CR) is what constitutes a differential in coping with damages and sequelae and problems affecting the neurocognitive domains. Spirituality, in this work, constitutes the mobilizing resource for self-care and faith in coping with and overcoming limitations presented. This thesis presents the qualitative research through case studies, on the application of Music Therapy to enhance the expression of the Cognitive Reserve and stimulate spirituality with a focus on self care and faith in Neurocognitive Disorder. In order to make this study possible, three people were selected who accepted to participate in this investigation and who presented TNC due to trauma or stroke. The research was based on the analysis of the responses obtained from the 12 sessions of Music Therapy performed. In order to enable this investigation and in compliance with Resolution 4665/12, this proposal was sent to the CEP of the Faculdades EST, from which it obtained the necessary authorization. In this study it can be confirmed that the Cognitive Reserve interferes in an important way in the expression of spirituality as well as in the rehabilitation process, being observed that a low Cognitive Reserve implies in restrictions in the expected results. en
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Faculdades EST pt_BR
dc.relation.ispartofseries TD;185
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Musicoterapia pt_BR
dc.subject Espiritualidade pt_BR
dc.subject Reserva Cognitiva pt_BR
dc.subject Transtorno Neurocognitivo pt_BR
dc.subject Domínios Cognitivos pt_BR
dc.subject Reabilitação pt_BR
dc.subject Music therapy en
dc.subject Spirituality en
dc.subject Cognitive Reserve en
dc.subject Neurocognitive Disorder en
dc.subject Cognitive Domains en
dc.subject Rehabilitation en
dc.title Espiritualidade e reserva cognitiva na musicoterapia no transtorno neurocognitivo pt_BR
dc.type Tese pt_BR
dc.contributor.referee1 Bohnen, Anelise Junqueira
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/3506295480234919 pt_BR
dc.contributor.referee2 Prass, Luciana
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/7144191083096706 pt_BR
dc.contributor.referee3 silva, Laura Franch Schmidt da
dc.contributor.referee3Lattes http://lattes.cnpq.br/6858886305291005 pt_BR
dc.contributor.referee4 Streck, Valburga Schmiedt
dc.contributor.referee4Lattes http://lattes.cnpq.br/7037456709159953 pt_BR
dc.description.resumo Os Transtornos Neurocognitivos (TNCs) resultam em diferentes sequelas nos indivíduos afetados, parte devido à duração, gravidade e extensão do evento e parte do diferencial apresentado pela Reserva Cognitiva. O grau de Reserva Cognitiva (RC) é o que se constitui como diferencial no enfrentamento de danos e sequelas e problemas que afetam os domínios neurocognitivos. A espiritualidade, neste trabalho, se constitui como o recurso mobilizador para o autocuidado no enfrentamento e superação de limitações apresentadas. Esta tese apresenta a pesquisa qualitativa através de estudos de casos, de cunho experimental sobre a aplicação da Musicoterapia para potencializar a expressão da Reserva Cognitiva e estimular a espiritualidade com foco no autocuidado no Transtorno Neurocognitivo. Para que a realização deste estudo se tornasse possível foram selecionadas três pessoas que aceitaram participar desta investigação e que apresentam TNC em razão de trauma ou AVC sofrido. A pesquisa sustentou-se na análise das respostas obtidas a partir das 12 sessões de musicoterapia realizadas. Para possibilitar esta investigação e em respeito à Resolução 4665/12 esta proposta foi encaminhada ao CEP da Faculdades EST, do qual obteve a necessária autorização. Neste estudo pode ser confirmado que a Reserva Cognitiva interfere de forma importante na expressão da espiritualidade assim como no processo de reabilitação, sendo observado que uma baixa Reserva Cognitiva implica em restrições nos resultados esperados. pt_BR
dc.publisher.country BR pt_BR
dc.publisher.department Teologia pt_BR
dc.publisher.program Programa de Teologia pt_BR
dc.publisher.initials EST pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8654014228270955 pt_BR
dc.contributor.advisor1 Brandenburg, Laude Erandi
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2720814127433525 pt_BR


Arquivos deste item

Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item:

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta