Mostrar registro simples

dc.creator Escher, Cecília
dc.date.accessioned 2019-06-03T19:37:32Z
dc.date.available 2019-06-03T19:37:32Z
dc.date.issued 2018-12-20
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/972
dc.description 68 p. pt_BR
dc.description.abstract The theme of the research is Children’s Ministry and its educational actions toward care and the formation of citizenship. The goal is to verify, through bibliographic research, how the Children’s Ministry uses education and the training of leaders to help in the health care of women and children and the training of leaders. The work of the children’s ministry is carried out by volunteers who are moved by solidarity, who, once they are capacitated, share their knowledge with the women/mothers with regard to caring and with the less privileged in the formation of citizens. Education is seen as an essential tool in the work of the Children’s Ministry because, besides providing literacy training for the people, it has its teaching pedagogy based on teaching from the concrete reality of the people. In this way, one can verify that literacy training occurs together with the citizen training, transforming the people who receive the services into active and aware agents of their citizen task. One concludes that the children’s ministry ends up helping in important services for the health of the women and children, as well as in the education with literacy training, these gaps not being filled by the State. en
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Faculdades EST pt_BR
dc.relation.ispartofseries TMP;620
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Pastoral da Criança pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Formação pt_BR
dc.subject Saúde pt_BR
dc.subject Cuidado pt_BR
dc.subject Children’s Ministry en
dc.subject Education en
dc.subject Training en
dc.subject Health en
dc.subject Care en
dc.title Pastoral da criança e a educação pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.contributor.referee1 Brandenburg, Laude Erandi
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/2720814127433525 pt_BR
dc.contributor.referee2 Machado, Renato Ferreira
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/5182020903256616 pt_BR
dc.description.resumo O tema da pesquisa é a Pastoral da Criança e as suas ações educativas para o cuidado e a formação da cidadania. O objetivo é verificar, através da pesquisa bibliográfica, como a Pastoral da Criança utiliza a educação e a formação de lideranças para auxiliar no cuidado da saúde de mulheres e crianças e na formação de lideranças. A pastoral da criança tem o seu trabalho executado por pessoas voluntárias movidas pela solidariedade que, uma vez capacitadas, partilham o seu saber com as mulheres/mães em relação aos cuidados e com as pessoas menos favorecidas para a formação cidadã. A educação se mostra como ferramenta essencial no trabalho da pastoral da Criança porque, além de alfabetizar as pessoas, tem a sua pedagogia de ensino baseada no ensino a partir da realidade concreta das pessoas. Desta forma, verifica-se que a alfabetização ocorre concomitantemente à formação cidadã, transformando também as pessoas receptoras do serviço em agentes ativos e conscientes da sua tarefa cidadã. Conclui-se que a Pastoral da Criança acaba por auxiliar em importantes serviços para a saúde de mulheres e crianças, bem como na educação com a alfabetização, lacunas não preenchidas pelo Estado. pt_BR
dc.publisher.country BR pt_BR
dc.publisher.department Teologia pt_BR
dc.publisher.program Programa de Teologia pt_BR
dc.publisher.initials EST pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3679464426575262 pt_BR
dc.contributor.advisor1 Reblin, Iuri Andréas
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4008773551065957 pt_BR


Arquivos deste item

Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item:

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta