dc.creator | Cunha, Diego Silveira da | |
dc.date.accessioned | 2019-05-17T19:50:36Z | |
dc.date.available | 2019-05-17T19:50:36Z | |
dc.date.issued | 2019-01-10 | |
dc.identifier.uri | http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/970 | |
dc.description | 91 p. | pt_BR |
dc.description.abstract | This research proposes an analogical study of the human development aiming at spiritual maturation through discipleship. As an unfolding of this, an investigation is put into effect to recover the holistic perspective of Christianity, given the cultural duality of the ecclesiastical practice. Extending this perspective especially to discipleship, as a bond between Christians who mutually help each other in the knowledge of God and the practice of their faith in growing development, this work is developed through relationality; and this can be understood in translucid depth when co-related and visualized through human nature. Thus, a biblical perspective is edified in dialog with the theological and interdisciplinary postulates of James E. Loder, in which this is entitled as a divine Logic of the Spirit, intrinsically present in humanity. This logic will permit the analogy of the discipleship to a human pattern of development based on the relationality Spirit-spirit, of less complex forms to ever more complex forms, in transformational cycles which compose the course of human existence, anchored in the theories of human development of René Spitz. The referred pattern can be brought to the relation of discipleship, when understood in its transforming essence and capacity. Loder does not only conceptualize the processes of human transformation and development, in interdisciplinary dialog, but also re-signifies human existence in a Christian perspective, aiming at the fullness which stems from the discovery of the Sacred. One of the possibilities of the discovery of the Sacred emerges through the discipleship, in its multiple facets. In this relationality, a new meaning emerges for practical theology from this approach of Christianity | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Faculdades Est | pt_BR |
dc.relation.ispartofseries | TMP;630 | |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Discipulado | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento humano | pt_BR |
dc.subject | Relacionalidade | pt_BR |
dc.subject | Transformação | pt_BR |
dc.subject | James Loder | pt_BR |
dc.subject | Discipleship | pt_BR |
dc.subject | Human development | pt_BR |
dc.subject | Relationality | pt_BR |
dc.subject | Transformation | pt_BR |
dc.title | O desenvolvimento humano como prototípico para a maturação espiritual pelo discipulado: uma abordagem a partir da lógica do espírito de James E. Loder | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Adam, Júlio Cézar | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1768006061329443 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Heimann, Thomas | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4537136261648181 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa propõe um estudo analógico do desenvolvimento humano com vistas à maturação espiritual pelo discipulado. Como desdobramento, desencadeia-se uma investigação que resgate a perspectiva holística do cristianismo, dada a influência cultural do dualismo sobre a práxis eclesiástica. Estendendo este viés especialmente ao discipulado, como vínculo entre cristãos que se auxiliam mutuamente para o conhecimento de Deus e a prática de sua fé, em crescente desenvolvimento, este trabalho desenvolve-se pela relacionalidade; e esta pode ser compreendida em uma profundidade translúcida quando correlacionada e vislumbrada através da natureza humana. Edifica-se, assim, uma perspectiva bíblica em diálogo com os postulados teológicos e interdisciplinares de James E. Loder, no que este intitula como uma divina Lógica do Espírito, presente intrinsecamente na humanidade. Esta lógica permitirá a analogia do discipulado a um padrão humano de desenvolvimento com base na relacionalidade Espírito-espírito, de formas menos complexas para formas cada vez mais complexas, em ciclos transformacionais que compõem o curso da existência humana, ancorados nas teorias de desenvolvimento humano de René Spitz. O referido padrão pode ser trazido para a relação de discipulado, quando compreendido em sua essência e capacidade transformadoras. Loder não somente conceitua os processos de transformação e desenvolvimento humano, em diálogo interdisciplinar, como também ressignifica a existência humana numa perspectiva cristã, objetivando a plenitude a partir da descoberta do Sagrado. Uma das possibilidades da descoberta do Sagrado surge através do discipulado, em suas múltiplas faces. Nesta relacionalidade, um novo sentido emerge à teologia prática deste eixo do cristianismo. | pt_BR |
dc.publisher.country | BR | pt_BR |
dc.publisher.department | Teologia | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Teologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | EST | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Editar inserindo outra ária manualmente | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9977847999441997 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Wondracek, Karin Hellen Kepler | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6308804580424239 | pt_BR |
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