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O desenvolvimento humano como prototípico para a maturação espiritual pelo discipulado: uma abordagem a partir da lógica do espírito de James E. Loder

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dc.creator Cunha, Diego Silveira da
dc.date.accessioned 2019-05-17T19:50:36Z
dc.date.available 2019-05-17T19:50:36Z
dc.date.issued 2019-01-10
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/970
dc.description 91 p. pt_BR
dc.description.abstract This research proposes an analogical study of the human development aiming at spiritual maturation through discipleship. As an unfolding of this, an investigation is put into effect to recover the holistic perspective of Christianity, given the cultural duality of the ecclesiastical practice. Extending this perspective especially to discipleship, as a bond between Christians who mutually help each other in the knowledge of God and the practice of their faith in growing development, this work is developed through relationality; and this can be understood in translucid depth when co-related and visualized through human nature. Thus, a biblical perspective is edified in dialog with the theological and interdisciplinary postulates of James E. Loder, in which this is entitled as a divine Logic of the Spirit, intrinsically present in humanity. This logic will permit the analogy of the discipleship to a human pattern of development based on the relationality Spirit-spirit, of less complex forms to ever more complex forms, in transformational cycles which compose the course of human existence, anchored in the theories of human development of René Spitz. The referred pattern can be brought to the relation of discipleship, when understood in its transforming essence and capacity. Loder does not only conceptualize the processes of human transformation and development, in interdisciplinary dialog, but also re-signifies human existence in a Christian perspective, aiming at the fullness which stems from the discovery of the Sacred. One of the possibilities of the discovery of the Sacred emerges through the discipleship, in its multiple facets. In this relationality, a new meaning emerges for practical theology from this approach of Christianity pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Faculdades Est pt_BR
dc.relation.ispartofseries TMP;630
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Discipulado pt_BR
dc.subject Desenvolvimento humano pt_BR
dc.subject Relacionalidade pt_BR
dc.subject Transformação pt_BR
dc.subject James Loder pt_BR
dc.subject Discipleship pt_BR
dc.subject Human development pt_BR
dc.subject Relationality pt_BR
dc.subject Transformation pt_BR
dc.title O desenvolvimento humano como prototípico para a maturação espiritual pelo discipulado: uma abordagem a partir da lógica do espírito de James E. Loder pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.contributor.referee1 Adam, Júlio Cézar
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/1768006061329443 pt_BR
dc.contributor.referee2 Heimann, Thomas
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/4537136261648181 pt_BR
dc.description.resumo Esta pesquisa propõe um estudo analógico do desenvolvimento humano com vistas à maturação espiritual pelo discipulado. Como desdobramento, desencadeia-se uma investigação que resgate a perspectiva holística do cristianismo, dada a influência cultural do dualismo sobre a práxis eclesiástica. Estendendo este viés especialmente ao discipulado, como vínculo entre cristãos que se auxiliam mutuamente para o conhecimento de Deus e a prática de sua fé, em crescente desenvolvimento, este trabalho desenvolve-se pela relacionalidade; e esta pode ser compreendida em uma profundidade translúcida quando correlacionada e vislumbrada através da natureza humana. Edifica-se, assim, uma perspectiva bíblica em diálogo com os postulados teológicos e interdisciplinares de James E. Loder, no que este intitula como uma divina Lógica do Espírito, presente intrinsecamente na humanidade. Esta lógica permitirá a analogia do discipulado a um padrão humano de desenvolvimento com base na relacionalidade Espírito-espírito, de formas menos complexas para formas cada vez mais complexas, em ciclos transformacionais que compõem o curso da existência humana, ancorados nas teorias de desenvolvimento humano de René Spitz. O referido padrão pode ser trazido para a relação de discipulado, quando compreendido em sua essência e capacidade transformadoras. Loder não somente conceitua os processos de transformação e desenvolvimento humano, em diálogo interdisciplinar, como também ressignifica a existência humana numa perspectiva cristã, objetivando a plenitude a partir da descoberta do Sagrado. Uma das possibilidades da descoberta do Sagrado surge através do discipulado, em suas múltiplas faces. Nesta relacionalidade, um novo sentido emerge à teologia prática deste eixo do cristianismo. pt_BR
dc.publisher.country BR pt_BR
dc.publisher.department Teologia pt_BR
dc.publisher.program Programa de Teologia pt_BR
dc.publisher.initials EST pt_BR
dc.subject.cnpq Editar inserindo outra ária manualmente pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9977847999441997 pt_BR
dc.contributor.advisor1 Wondracek, Karin Hellen Kepler
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6308804580424239 pt_BR


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