Repositório Faculdades EST

O descobrimento do papel do jovem na transformação de sua realidade social e educacional: um estudo de caso

Mostrar registro simples

dc.creator Medeiros, Ariel das Neves
dc.date.accessioned 2016-07-25T15:21:35Z
dc.date.available 2010-01-13
dc.date.available 2016-07-25T15:21:35Z
dc.date.issued 2009-07-01
dc.identifier.citation MEDEIROS, Ariel das Neves. O descobrimento do papel do jovem na transformação de sua realidade social e educacional: um estudo de caso. 2009. 118 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2009. por
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/96
dc.description.abstract This paper presents results and analysis of a survey conducted with students of the High School of the City of Sapucaia do Sul, RS. The research had as main objective to investigate the views of young people about the role of schools facing the challenges of the XXI century. Furthermore, we also characterize the youth and the construction process of youth policy in Brazil from 1997 to 2007 period, identify the challenges perceived by them and relate them to the role of the school, examine the relationship between the role played by schools and their personal and professional aspirations, and propose, from notes made some initiatives to be taken by schools. This is an exploratory study of character, whose data were collected from the application of questionnaires. The analysis was done qualitatively and quantitatively, in order to meet the objectives of the research. As the results, it can be said that the couple has a lot to say and claim to be heard, want to intervene and help with the direction of education and public policy of this century. It was concluded that open spaces for dialogue and allow the young people involved in the planning and execution of the action means expanding the possibilities of successful practices, consistent with the wishes and personal goals and work of the main actors of this process: the students. Finally, this study also makes clear that the school of the XXI century needs to commit itself to new technologies and the media, and to all individuals oportunizar a learning, connected to the world of work and exercise of citizenship. eng
dc.format application/pdf por
dc.language por por
dc.publisher Faculdades EST por
dc.rights Acesso Aberto por
dc.subject Juventude por
dc.subject Educação por
dc.subject Políticas públicas e desafios do século XXI por
dc.subject EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE por
dc.subject Youth eng
dc.subject Education eng
dc.subject Public policy challenges of the XXI century eng
dc.title O descobrimento do papel do jovem na transformação de sua realidade social e educacional: um estudo de caso por
dc.type Dissertação por
dc.description.resumo Este trabalho apresenta os resultados e a análise de uma pesquisa realizada com jovens estudantes do Ensino Médio do Município de Sapucaia do Sul, RS. A pesquisa teve como principal objetivo investigar as opiniões desses jovens sobre o papel da escola frente aos desafios do século XXI. Além disso, buscou também caracterizar a juventude e o processo de construção da política de juventude brasileira no período de 1997 a 2007, identificar os desafios percebidos por eles e relacioná-los ao papel da escola, analisar a relação entre o papel desempenhado pelas escolas e seus anseios pessoais e profissionais, bem como propor, a partir dos apontamentos feitos, algumas iniciativas a serem tomadas pelas escolas. Trata-se de um estudo de caráter exploratório, cujos dados foram coletados a partir da aplicação de questionários. A análise foi feita quantitativa e qualitativamente, a fim de atender aos objetivos da pesquisa. Quanto aos resultados, é possível afirmar que o jovem tem muito a dizer e clamam para serem ouvidos; desejam intervir e contribuir com os rumos da educação e das políticas públicas desse século. Concluiu-se que abrir espaços para o diálogo e permitir que os jovens participem do planejamento e da execução das ações significa ampliar as possibilidades de práticas bem sucedidas, coerentes com os desejos e objetivos pessoais e profissionais dos principais atores desse processo: os estudantes. Por fim, este estudo também deixa claro que a escola do século XXI precisa vincular-se às novas tecnologias e aos meios de comunicação, bem como oportunizar a todos os indivíduos uma educação permanente, conectada ao mundo do trabalho e ao exercício de cidadania. por
dc.publisher.country BR por
dc.publisher.department Teologia por
dc.publisher.program Programa de Teologia por
dc.publisher.initials EST por
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA por
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5025503870452954 por
dc.contributor.advisor1 Redin, Euclides
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7949812265735134 por


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta