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O papel do leitor e da leitora diante do texto bíblico: uma análise do processo interpretativo

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dc.creator Souza, Pablo Rangel Cardoso da Costa
dc.date.accessioned 2019-05-16T17:35:11Z
dc.date.available 2019-05-16T17:35:11Z
dc.date.issued 2019-01-23
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/968
dc.description 89 p. pt_BR
dc.description.abstract This Final Paper seeks to understand the triangular involvement between author, text and reader in the case of the texts of the Christian Bible. The biblical authors seek to transmit a message they understand to be in accordance with the precepts of God. The comprehension of this authors’ intention depends not only on the text itself, but also on the reader who seeks this intention based on their contemporaneous context, which is distant from the author’s context. To impede this interpretation from becoming unilateral and absolute, or aleatory and relativiste, it is necessary to obtain more clarity about the dynamic of this triangular process between author, text and reader. This study remits to literature that is pertinent to the biblical hermeneutic issue, mainly from the reformed tradition, in a bibliographic and descriptive research. The first chapter is dedicated to the biblical authors and their purposes, understanding that they reflect the will of the divine Author. The second chapter focuses on the biblical text as a proposal with a purpose, being a vehicle of communication between author and reader, both with faith in the Author. The third chapter concentrates on the reader as an interpretative co-author who seeks to make an updated interpretation, and, at the same time, coherent with the original purpose of the human authors, understood as a reflection of the message of the Author. The study concludes that the reader has a hermeneutic responsibility with regard to the text and its authors, in an interpretative co-authorship, seeking to align themselves to the message of the Author. To enter this triangular process, there is no need to be a reader trained in theology; however, it [theology] serves to better clarify the dynamics of the process, its chances and its challenges. en
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Faculdades EST pt_BR
dc.relation.ispartofseries TMP;634
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Escritura pt_BR
dc.subject Hermenêutica pt_BR
dc.subject Interpretação bíblica pt_BR
dc.subject Scriptures en
dc.subject Hermeneutic en
dc.subject Biblical interpretation en
dc.title O papel do leitor e da leitora diante do texto bíblico: uma análise do processo interpretativo pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.contributor.referee1 Schmitt, Flávio
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/4051638587142121 pt_BR
dc.contributor.referee2 Zabatiero, Júlio Paulo Tavares
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/6084107335994470 pt_BR
dc.description.resumo O presente Trabalho Final procura compreender o envolvimento triangular entre o autor, o texto e o(a) leitor(a) no caso dos textos da Bíblia cristã. Os autores bíblicos procuram transmitir uma mensagem que entendem ser de acordo com os preceitos de Deus. A compreensão desta intenção autoral depende não apenas do texto em si, mas também do(a) leitor(a) que procura descobrir esta intenção a partir do seu contexto contemporâneo, distante do contexto do autor. Para impedir que esta interpretação se torne unilateral e absoluta, ou aleatória e relativista, é preciso obter maior clareza sobre a dinâmica desse processo triangular entre autor, texto e leitor(a). O presente estudo recorre a literatura pertinente à questão hermenêutica bíblica, mormente de tradição reformada, numa pesquisa bibliográfica e descritiva. O primeiro capítulo está dedicado aos autores bíblicos e seus propósitos, entendendo que refletem a vontade do Autor divino. O segundo capítulo enfoca o texto bíblico como proposta com propósito, sendo veículo de comunicação entre autor e leitor(a), ambos com fé no Autor. O terceiro capítulo se concentra no leitor e na leitora como co-autor interpretativo e co-autora interpretativa que procura fazer uma interpretação atualizada e, ao mesmo tempo, condizente com o propósito original dos autores humanos, entendido como reflexo da mensagem do Autor. O estudo conclui que o leitor e a leitora têm uma responsabilidade hermenêutica em relação ao texto e seus autores, numa co-autoria interpretativa, procurando alinhar-se à mensagem do Autor. Para entrar neste processo triangular não há necessidade de ser um(a) leitor(a) formado(a) em teologia; no entanto, esta serve para esclarecer melhor a dinâmica do processo, suas chances e seus desafios. pt_BR
dc.publisher.country BR pt_BR
dc.publisher.department Teologia pt_BR
dc.publisher.program Programa de Teologia pt_BR
dc.publisher.initials EST pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0134708320542403 pt_BR
dc.contributor.advisor1 Sinner, Rudolf Eduard von
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5391368668845628 pt_BR


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