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dc.creator | Oliveira, Maria Auxiliadora Lima dos Santos | |
dc.date.accessioned | 2019-04-24T12:15:49Z | |
dc.date.available | 2019-04-24T12:15:49Z | |
dc.date.issued | 2019-01-15 | |
dc.identifier.uri | http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/963 | |
dc.description | 80 p. | pt_BR |
dc.description.abstract | The goal of this paper is to analyze, within the context of education in Brazil, school management having as its main focus the working profile of the school director in the last 50 years, since the military regime up to the contemporary phase, studying the process of how this person occupied this role in this period and which were the relevant factors considered fundamental for the work in the school and for carrying out their roles relating to administrative, pedagogic and mainly leadership functions. The approach to the subject is totally guided by historical concepts of school organizations such as the Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9.394/96 [Law of Education Guidelines and Bases 9,394/96] and the Federal Constitution of 1988. It presents theoreticians who deal with the model of participative management and profiles of leadership as the essential point for the management of the school, besides the concepts related to these subjects, as a way and principles of strengthening for the quality of teaching. Concepts about leadership are presented as fundamental for school management from the perspective of various authors such as Heloísa Lück, Jonh C. Maxwell, Gilberto Guimarães and Silvio Celestino. This is the central issue which is discussed in the paper. The research seeks to reflect about how the transformational leadership can positively help the director in the school, conceptualizing and presenting ways of transforming the school manager into a leader. The whole approach used in this research is of quantitative/qualittive nature. One considers that the professional who exercises school management needs a basic formation in management and knowledge and practice of leadership, having in mind that shared management and the school which forms leaders is the one which has a leader manager. | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Faculdades EST | pt_BR |
dc.relation.ispartofseries | TMP;631 | |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Gestão | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Participação | pt_BR |
dc.subject | Liderança | pt_BR |
dc.subject | Management | en |
dc.subject | School | en |
dc.subject | Participation | en |
dc.subject | Leadership | en |
dc.title | A relevância do estilo de liderança para a gestão escolar: uma proposta de fortalecimento e qualidade para o trabalho do gestor da escola pública e privada da educação básica | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Schreiber, Dusan | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5088882022022801 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Custodio, Elivaldo Serrao | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8819683729192070 | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo deste trabalho é analisar dentro do contexto da educação no Brasil a gestão escolar, tendo como principal foco a atuação do perfil de um gestor escolar nos últimos 50 anos, desde o regime militar até a fase contemporânea, estudando o processo de como este, ocupou o cargo neste período e quais eram as relevâncias consideradas como fundamentais para atuação na escola e para o desempenho de suas funções, quanto ao trato administrativo, pedagógico e principalmente de liderança. Toda abordagem do assunto é pautada em conceitos históricos de organizações escolares como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9.394/96 e a Constituição Federal de 1988, apresenta teóricos que abordam o modelo de gestão participativa e os perfis de liderança como ponto essencial para o profissional de gestão na escola, além dos conceitos relacionados a estes assuntos, como forma e princípios de fortalecimento para a qualidade do ensino é apresentado conceitos acerca da liderança como fundamentais para gestão escolar sob a perspectiva de diversos autores e diversas autoras, como Heloísa Lück, Jonh C. Maxwell, Gilberto Guimarães e Silvio Celestino, esta é a questão central que se dá em discussão dentro de todo trabalho. A pesquisa busca refletir sobre como a liderança transformacional pode auxiliar positivamente o gestor e a gestora na escola, conceituando e apresentando meios de como transformar o profissional de gestão escolar em líder. Toda abordagem utilizada nesta pesquisa é de natureza qualitativa. Considera-se que o ou a profissional para exercer a gestão escolar necessita de uma formação básica de gestão e o conhecimento e prática de liderança, tendo em mente que a gestão compartilhada e a escola formadora de líderes é aquela que possui um gestor ou uma gestora líder. | pt_BR |
dc.publisher.country | BR | pt_BR |
dc.publisher.department | Teologia | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Teologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | EST | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0639702822084461 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Herbes, Nilton Eliseu | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6241748367735018 | pt_BR |
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