Repositório Faculdades EST

Leitura de mundo como experiência: diálogo entre Paulo Freire e Jorge Larrosa

Mostrar registro simples

dc.creator Borges, Márcia Aparecida Barbosa
dc.date.accessioned 2019-04-04T18:24:09Z
dc.date.available 2019-04-04T18:24:09Z
dc.date.issued 2018-12-20
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/959
dc.description 65 p. pt_BR
dc.description.abstract The theme of this paper is the reading (of the world) which occupies an important place in the teaching of the Portuguese language, and which is conjugated with experience, indicating the importance of the relation between the subjects and their daily life. Based on bibliographic research, the goal is to understand literacy training and learning based on the reading of the world, of reality and of the daily life and experience of the people. The theoretical support in Paulo Freire and Jorge Larrosa and their pedagogical strategies of teaching is sought. The concepts used in the literacy training process of Paulo Freire, whose goal was the liberation of the oppressed and the understanding of reading as experience in Jorge Larrosa based on the conceptual binomials science/technology, theory/practice, experience/meaning are highlighted. In this way, the theories of Paulo Freire and Jorge Larrosa about reading intertwine. Freire defends an educational process guided by conciliation of theory and practice, where the learning occurs based on themes of the daily life of the learner, that is, the learner’s experience, which is highlighted by Larrosa. With this, it is understood that the act of reading based on the reality of the daily life and experience of the learner sparks a feeling of belonging to a society, which up to then, excluded the learner, but now makes the learner a conscious participant of their rights as citizens since the process of reading/writing has the capacity of opening new perspectives to what before was obscure and decontextualized. en
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Faculdades EST pt_BR
dc.relation.ispartofseries TMP;628
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Leitura de Mundo pt_BR
dc.subject Experiência pt_BR
dc.subject Jorge Larrosa pt_BR
dc.subject Paulo Freire pt_BR
dc.subject Reading of the World en
dc.subject Experience en
dc.title Leitura de mundo como experiência: diálogo entre Paulo Freire e Jorge Larrosa pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.contributor.referee1 Brandenburg, Laude Erandi
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/2720814127433525 pt_BR
dc.contributor.referee2 Kathlen Luana de Oliveira
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/9781713753333783 pt_BR
dc.description.resumo O tema do presente trabalho é a leitura (do mundo) que ocupa lugar de destaque no ensino da língua portuguesa e que se conjuga com a experiência, indicando a importância da relação entre os sujeitos e seu cotidiano. A partir de pesquisa bibliográfica, o objetivo é compreender a alfabetização e a aprendizagem a partir da leitura do mundo, da realidade do cotidiano e da experiência das pessoas. Busca-se o aporte teórico em Paulo Freire e Jorge Larrosa e suas estratégias pedagógicas de ensino. Destacam-se os conceitos utilizados no processo de alfabetização por Paulo Freire, cujo objetivo era a libertação dos oprimidos e a compreensão da leitura como experiência em Jorge Larrosa a partir dos binômios conceituais ciência/técnica, teoria/prática, experiência/sentido. Desta forma, entrelaçam-se as teorias dos educadores Paulo Freire e Jorge Larrosa acerca da leitura. Freire defende um processo educativo pautado conciliando teoria e prática, cuja aprendizagem ocorre a partir de temas do cotidiano do educando e da educanda, ou seja, da sua experiência, experiência esta destacada por Larrosa. Com isso, compreende-se que o ato da leitura a partir da realidade do cotidiano e da experiência do educando e da educanda desperta o sentimento de pertencimento a uma sociedade, que até então excluía, mas que agora faz do educando e da educanda partícipes cônscios dos seus direitos como cidadão e cidadã uma vez que o processo de escrita/leitura tem a capacidade de atribuir novas perspectivas ao que antes era obscuro e descontextualizado. pt_BR
dc.publisher.country BR pt_BR
dc.publisher.department Teologia pt_BR
dc.publisher.program Programa de Teologia pt_BR
dc.publisher.initials EST pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2773669265301678 pt_BR
dc.contributor.advisor1 Reblin, Iuri Andréas
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4008773551065957 pt_BR


Arquivos deste item

Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item:

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta